Muitos jovens sonham ser caminhoneiros, pelos mais variados motivos. Infelizmente, há uma certa dificuldade de novos motoristas ingressarem no mercado de trabalho sem experiência. Conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro pode ser um desafio.
O parceiro Fideles fez uma pergunta hoje sobre esse assunto, durante uma transmissão ao vivo na Página do Pé na Estrada. Ele questiona:
Como fazer para ter seu primeiro emprego de motorista de caminhão?
Fideles, temos um artigo no Pé na Estrada que explica como se tornar um caminhoneiro, com o passo a passo para quem está começando. Sugerimos a leitura! Clique aqui para acessar.
Saiba que o primeiro passo é se habilitar para a profissão. Caso o motorista tenha 18 anos, pode obter categorias A e B, que são permissão dirigir motos e carros.
Para dirigir veículos com mais de 3,5 toneladas ou com mais de 8 passageiros, é necessário mudar de categoria. Após um ano com CNH B, você pode mudar para a categoria C. Para categoria D, você deve ter no mínimo 21 anos de idade, com dois anos de categoria B ou um ano de categoria C.
Você sabe para quê serve cada categoria de CNH? Clique aqui e entenda.
Cursos são importantes?
Depois de se habilitar, você precisa fazer cursos de acordo com o tipo de carga que vai carregar. Alguns tipos de transporte exigem cursos específicos. Por exemplo, quem pretende trabalhar com combustíveis terá que fazer um curso para movimentação de cargas perigosas, ou curso MOPP. Para saber mais sobre os cursos obrigatórios, clique aqui.
Outra opção é fazer cursos complementares, oferecidos por instituições como o Sest Senat. Você pode aproveitar seu tempo livre para fazer cursos onlines e gratuitos, agregando valor ao seu currículo e ajudando a suprir necessidades que alguém sem experiência possui. Mas será que os cursos online são válidos para motoristas? Já falamos sobre isso no site, dê uma olhada no link!
Também é muito importante saber montar o próprio currículo. Você sabe como montar o seu? Dê uma olhada na reportagem.
Se planeje e comece de baixo
Fique sempre atento às oportunidades. Além de buscar empresas que investem em motoristas iniciantes, alguns estradeiros indicam começar por aplicações que não costumam rodar na estrada, como motoristas de caçamba, cana-de-açúcar e outros que trabalham em ambientes fechados.
Exatamente por não saírem para o trânsito comum, essas empresas não costumam exigir tanta experiência.
O repórter Jaime Alves falou sobre como conseguir o primeiro emprego em uma reportagem para o Pé na Estrada. Entre as dicas, ele listou fazer um planejamento e começar como ajudante, se mostrando sempre disposto e dando o melhor de si.
Também é importante informar à empresa que você tem o objetivo de ser motorista, mesmo que essa não seja sua posição inicial.
Jaime também conversou com o motorista Eduardo, jovem que conta como foi sua trajetória até finalmente conseguir seu primeiro emprego como motorista. Veja a reportagem:
E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h00 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h00.
Por Pietra Alcântara
[…] entrar na área de transporte de cargas e não sabe como? Confira nossas dicas de Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro – que tem dicas para quem está começando a carreira no segmento, seja homem ou […]
[…] entrar na área de transporte de cargas e não sabe como? Confira a matéria Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro – que tem dicas para quem está começando a carreira no segmento, seja homem ou […]
[…] entrar na área de transporte de cargas e não sabe como? Confira a matéria Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro – que tem dicas para quem está começando a carreira no segmento, seja homem ou […]
[…] para a profissão envolve uma série de processos burocráticos. Já falamos um pouco sobre isso em Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro. Hoje vamos falar sobre o EAR ou a observação de Exerce Atividade […]
[…] precisa do RNTRC – o Registro Nacional do Transportador – para trabalhar. Se você está começando na profissão, vai precisar emitir o registro para transportar cargas. Lá no Pé na Estrada, tiramos 12 dúvidas […]
[…] Leia também: Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro? […]
Oportunidade!
Preciso de uma vaga de motorista
Como nos vamos adquirir experiência se não teremos oportunidade para exercer a atividade? preciso de uma oportunidade de emprego 🙁
Ja tem tempo que meu irmão esta procurando uma oportunidade de swr caminhoneiro, mas infelizmente só pedem experiência, como ter experiência se ninguém da oportunidade para criar experiência?
tem CNH categoria D procurando
to aprocura de uma oportunidade pra trabalhar com caminho faser entreg pra qualquer lugar do Brasil sou responsável e dedicado no trabalho mais ta tão difícil .
Pois é .com certeza as empresas vão ficar sem moto.logologo..do jeito que estão fazendo..só querem pessoas com experiência..mais dá uma chance pra ninguém não dão ..eu mesmo tenho a CNH.D..e estou desempregado só porque não querem me dá uma chance.e olha que tenho experiência com caminhão.só nao em CTB.
Meu sonho é trabalhar com caminho por isso fiz a categoria
Eu paulo sergio
Sou motorista de caminhao preciso de uma oportunidade para estar no trecho como os companheiros que carrega o BRASIL(31)996726260 É zap também.
Meu marido é rodoviario há 17 anos, CNH( E), esta a proucura de oportunidades c caminhão.
Um dos pioneiros no mundo televisivo, o programa Brasil Caminhoneiro nasceu como Siga Bem Caminhoneiro, em 1995, na TV Bandeirantes, onde permaneceu por 13 anos. Depois de uma pausa de quase um ano, voltou em 2009, com novo nome: Brasil Caminhoneiro, e manteve sua grade ate marco de 2012, quando trocou de casa, e foi para o SBT, permanecendo ate dezembro de 2019. O jornalista Pedro Trucao comecou a “botar” o pe na estrada na decada de 70, estudando o comportamento dos caminhoneiros e motoristas em geral. Seu primeiro programa de radio dirigido ao segmento foi ‘Trucao e os Caminhoneiros do Brasil’, na Radio Iguatemi, de Osasco (SP).