A implantação de 98 quilômetros da BR-080 em Goiás foi concluída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho liga os municípios de São Miguel do Araguaia e Alto Horizonte. A rodovia garante acesso direto a cidades como Bonópolis, Amaralina e Mara Rosa, além de desempenhar papel estratégico na integração entre os estados de Goiás e Mato Grosso.
Serviços e entrega de duas pontes na BR-080
No segmento, foram executados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e implantação de sinalização horizontal e vertical. O empreendimento também contemplou a construção de duas pontes — sobre os rios Pintado e Gregório — e de um viaduto na interseção entre a BR-080 e a GO-164.
Durante todo o período de execução, as equipes realizaram a supervisão ambiental da obra.
Com investimento de R$ 161 milhões, oriundos do Novo PAC, a nova ligação beneficia diretamente o escoamento da produção agroindustrial e o fortalecimento do turismo, especialmente em função da integração interestadual na Região Centro-Oeste e da temporada de praias do Rio Araguaia.
O empreendimento também facilita o acesso dos municípios lindeiros a serviços essenciais, como saúde, educação e transporte, além de reforçar a conexão com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que possui um ponto estratégico em implantação no município de Mara Rosa.
Pavimentação da via e conexão entre estados
Antes da pavimentação, motoristas e moradores utilizavam vias não pavimentadas, frequentemente afetadas por alagamentos. Isso comprometia o direito de ir e vir, aumentava o tempo de viagem e elevava os custos com combustível.
A conclusão da BR-080 contribui para aprimorar a conexão entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Além de facilitar o escoamento da produção do agronegócio e o transporte de bens e serviços.
O empreendimento também impulsiona o turismo regional, especialmente durante a temporada do Rio Araguaia, que atrai visitantes de diversas regiões do país para as praias fluviais e a prática da pesca esportiva.
Veja também: Quão rápido a concessionária deve te atender? Saiba quais são seus direitos na rodovia

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.