O Brasil até esqueceu seus problemas políticos ou a Lei do Farol Aceso. Foram 18 dias em que o mundo todo focou no Rio de Janeiro. Antes disso foram 7 anos de preparação. Teve medalha de ouro inédita no futebol, teve mais um ouro pro Bernardinho e os meninos do vôlei, mas aposto que essas modalidades aqui ninguém viu. Quer dizer, o pessoal da estrada viu e viu de perto. Saiba em que modalidades nossos caminhoneiros são medalhistas nas Olimpíadas das Estradas.
1 – Nado livre
Piscina de 50 metros é coisa de amador. Quero ver cruzar vários quilômetros de rodovia alagada e sem raia para marcar o caminho. Vale seguir o colega da frente, vale largar o caminhão e seguir nadando de verdade. Vale tudo nessa modalidade para chegar vivo em casa. O que diriam os comentaristas sobre este esporte?
2 – Assalto de pneus sincronizado
O Brasil fez feio no salto sincronizado na plataforma de 10 metros, mas nessa modalidade aqui… A prática vem crescendo nos últimos meses mesmo sem incentivo do governo e já entrou para as Olimpíadas das Estradas. Lembrando que para ajudar os atletas que praticam o assalto sincronizado, basta comprar pneus de fontes duvidosas, pagar baratinho e achar que fez um ótimo negócio.
3 – Cruzamento sobre barras paralelas
Ginastas fazem bonito nas barras paralelas, dão um show de força e equilíbrio, mas será que elas conseguiriam realizar esta prova? Esta caminhoneira mostrou que é medalha de ouro em habilidade e equilíbrio na categoria 30 toneladas. Realizou o cruzamento sobre barras paralelas com sucesso e já se prepara para a próxima prova 100 km a frente. (clique aqui e veja o vídeo)
4 – Arremesso de pedra contra para-brisa
No martelo tivemos uma participação marcante, superando qualquer marca anterior, mas nada se compara ao nosso desempenho em arremesso de pedra contra para-brisa. Nas Olimpíadas das Estradas já somos referência nessa modalidade há anos, com um número de atletas cada vez maior. Porém os juízes têm dificuldade de entregar as medalhas para os jogadores.
5 – 400km com obstáculos
As maratonas são as provas mais nobres dos Jogos Olímpicos. Conosco não poderia ser diferente. Nas Olimpíadas das estradas os caminhoneiros encontram pontos de treinamento em quase todos os estados do Brasil. Além dos já tradicionais buracos, para deixar a prova ainda mais emocionante, muitas pistas de treino ficam sem policiamento, sem acostamento, sem iluminação nem sinalização.
Com os 5 ouros conquistados nessas modalidades, o Brasil alcança seu objetivo de ficar entre os 10 melhores do mundo no quadro de medalhas. E você, em qual esporte sobe ao pódio?
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.