Para a tecnologia, o céu é o limite. A cada dia vemos mais recursos sendo inseridos nos veículos de carga e depois do caminhão semiautônomo da Mercedes-Benz, pouca coisa é considerada totalmente original. Ainda assim, a Nikola Motor Company promete balançar tudo que conhecemos de caminhão atualmente com o seu Nikola One.
Nikola One
Dois de dezembro. Marque esta data. É neste dia que a empresa afirma que lançará o caminhão revolucionário. Mas afinal, o que ele tem de diferente?
A primeira diferença é que ele será um híbrido elétrico com gás natural que nunca precisa ser carregado. Segundo a empresa, as baterias serão recarregadas durante a rodagem, principalmente quando o caminhão pegar decidas e precisar frear. Essa energia que hoje se dissipa em forma de calor (e muitas vezes faz o pneu pegar fogo), será usada para recarregar as baterias.
A Autonomia é outro diferencial. Ainda segundo a Nikola Motor Company, o veículo poderá percorrer quase 2 mil quilômetros sem precisar reabastecer. Isso graças a tecnologia híbrida e também ao design aerodinâmico que diminui a resistência do ar.
Robustez
O Nikola One tem 335 cavalos em seu motor elétrico, mas a empresa garante que a combinação das tecnologias conferem a ele uma potência de 2 mil cavalos. O veículo será um 6×6 capaz de tracionar 36 toneladas. E segundo a empresa, com metade dos custos de um modelo a diesel. Sem falar, é claro, de ser um veículo muito mais limpo. A companhia garante ainda o dobro do torque e o dobro da velocidade na subida que os veículos na mesma faixa de peso. A Nikola ainda afirma que o caminhão é quase uma tonelada mais leve, o que permitiria levar uma tonelada a mais de carga.
Conforto do motorista
O Nikola One não promete só economia, promete também muito conforto para seus ocupantes. A cabine é anunciada como luxuosa e equipada com TV 42 polegadas, teto solar, geladeira e freezer, 2 camas grandes e até micro-ondas. Segundo o anuncio, o motorista pode usar todos esses equipamentos por até uma semana sem que a bateria se descarregue. O caminhão ainda terá centro de gravidade mais baixo, o que dará maior segurança para o motorista.
Promoção de lançamento
A empresa está bastante agressiva em relação aos custos do produto. O valor anunciado é de U$ 5.000,00/mês, mas isso inclui o leasing, o combustível, garantias e programa de manutenção. Para os primeiros 25 mil caminhões comprados, a Nikola está dando o combustível nos primeiros 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil) quilômetros, ou seja, toda a vida útil do caminhão e mais um pouco.
Os interessados podem fazer sua pré-reserva no site do Nikola One por U$ 1.500. Segundo a empresa, desde o lançamento foram mais de 7 mil reservas. A Nikola Motor Company acredita que vai passar montadoras consagradas como Daimler e Volvo em no máximo 2 anos.
E isso não está muito bom pra ser verdade?
Não sabemos. A empresa está anunciando e inclusive pedindo para que as pessoas que queiram ir ao lançamento oficial se inscrevam em seu site, mas até agora todas as imagens disponibilizadas são de desenhos e não de produtos reais.
Outra dúvida é como uma companhia que não fabrica caminhões surge com um conceito totalmente novo e promete revolucionar o mercado em apenas seis meses. Embora em seu site, a empresa afirme que o projeto já tem 3 anos, mas vinha sendo mantido em segredo.
A Mercedes-Benz, que já é um fabricante de longa data, trabalhou mais de 4 anos para lançar seu Ônibus do Futuro (veja matéria aqui), então essa rapidez da Nikola realmente chama atenção.
Se você quiser visitar o site da empresa, clique aqui. Lá eles dão mais detalhes do produto, como marca de eixos, suspensão e ainda fazem comparações com os veículos a diesel. Abaixo um vídeo (em inglês) que fala mais do produto e mostra os protótipos. Mas e ai, qual a sua opinião, teremos algo que revolucionará o mercado, ou estamos todos caindo em uma grande pegadinha?
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
bom seria ótimo se acontecer,, agora o governo vai deixa esse caminhão roda aqui no brasil? kkkkkkkk duvido ,, o que ele vai fazer com o diesel que vai sobra ,,,70% do diesel é consumido por caminhões
[…] Fonte: Pé na Estrada […]
[…] promessa veio em julho, lembra? Mas foi só em dezembro de 2016 que a Nikola Motors finalmente revelou o seu Nikola One, um […]
[…] trabalho se estenderá aos três modelos Nikola anunciados: One, Two e Tre , que são, respectivamente, com cabine leito, cabine sem leito e do segmento de […]
[…] trabalho se estenderá aos três modelos Nikola anunciados: One, Two e Tre , que são, respectivamente, com cabine leito, cabine sem leito e do segmento de […]