quinta-feira, novembro 21, 2024

Conheça o caminhão elétrico pesado para longas distâncias da Mercedes-Benz

LançamentosConheça o caminhão elétrico pesado para longas distâncias da Mercedes-Benz

Na última semana, a Mercedes-Benz apresentou para o público, pela primeira vez, o eActros LongHaul, um caminhão pesado elétrico à bateria para longas distâncias. Foi durante o IAA Transportation 2022, evento de transporte que ocorre em Hanover, Alemanha.

Características do caminhão elétrico para longas distâncias da Mercedes-Benz

O eActros LongHaul é equipado com dois motores elétricos. Possui três conjuntos de baterias que fornecem uma capacidade total de carga da bateria de mais de 600 quilowatts-hora. Isso dá uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga. 

As baterias usadas no eActros LongHaul possuem a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP) que proporcionam longa vida útil e poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. 

Até o fim do ano, os protótipos do caminhão serão testado em vias públicas e no próximo ano serão entregues aos clientes para análise em aplicações reais. A previsão para produção em série do modelo elétrico está prevista para 2024. Esse será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da empresa a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth, Alemanha.

Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico pesado para longas distâncias em evento na Alemanha
eActros LongHaul

Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

Mercedes-Benz eActros LongHaul

Outros elétricos da Mercede-Benz que foram destaque na feira alemã

Além do caminhão pesado para longa distância, a Mercedes-Benz levou para o salão de Hanover outros três veículos elétricos com diversas aplicações:

  • O eActros 300 para distribuição de carga pesada e flexível;
  • O eAtego elétrico à bateria para o segmento médio;
  • O Next Generation eCanter da Fuso, caminhão leve elétrico à bateria.

Segundo a Daimler Truck, até 2030 os veículos comerciais neutros em CO2 na operação e condução devem representar 60% das vendas da empresa no mercado europeu. Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, declarou “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”

O eActros 300

Cavalo mecânico elétrico à bateria para transporte e distribuição de carga pesada flexível. Baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400, possui três baterias, cada uma com capacidade instalada de 112 quilowatt hora, que permite autonomia de até 220 km com uma única carga de bateria. O veículo pode tracionar todos os semirreboques europeus padrão e tem a produção em série prevista para o segundo semestre de 2023.

Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico pesado para longas distâncias em evento na Alemanha
eActros 300

Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

O Next Generation eCanter 

O caminhão elétrico leve perminte aplicações entre 4.25 e 8.55 toneladas de peso bruto total (PBT) que pode ser usado em construção leve e horticultura, bem como em transporte de distribuição urbana e para tarefas municipais. O veículo é alimentado por um motor elétrico de 110 quilowatts hora, para versão com PBT de 4.25 e 6 toneladas, e 129 quilowatts, para versões com PBT de 7.49 e 8.55 toneladas. O cliente poderá escolher entre três opções de bateria, de até 70 km, 140 km ou 200 km, recarregadas com uma única carga. 

O segmento de ônibus da Mercedes-Benz na Europa

Com relação aos ônibus, a Daimler Buses, do mesmo grupo, apresentou a próxima geração dos ônibus Setra TopClass e ConfortClass com um conjunto de propulsão convencional e sistemas de frenagem e condução ativos. Contudo, empresa anunciou que pretende oferecer modelos de ônibus neutros em todos os seguimentos até 2030 na Europa e lançar o primeiro ônibus intermunicipal elétrico a partir de 2025.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados