A DAF Caminhões apresentou ao mercado a nova linha da família CF. Os caminhões vêm com versão rodoviária, off-road e ainda o rígido 8×2, estreia da marca na configuração. A nova linha traz itens de segurança e promete economia.
Um rígido com potência de carreta – CF 410 cavalos
A estreia da DAF nos caminhões rígidos é uma das grandes novidades. E se antes a montadora só disponibilizava veículos de alta potência, nada mudou. A nova linha CF traz o bitruck 8×2 410 cavalos. Nas demais montadoras, essa categoria de veículo não costuma passar dos 330cv.
A marca acredita que o transportador brasileiro já está preparado para essa configuração, que permite uma velocidade média maior, podendo trazer melhora na produtividade do transporte.
Motor e caixa
O motor é o PACCAR MX11, fabricado em Ponta Grossa, no Paraná. Tem 10,8 litros e seis cilindros, potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm. Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel, 15%, segundo a montadora. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.
A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Promete troca de marchas de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Por ser mais leve, apesar de robusta, contribui para a economia de combustível.
Suspensão e entre eixos
O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e entre eixos de 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.
O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.
Conforto
O freio motor PACCAR MX, traz 460 cv de potência na frenagem. Conta com três estágios e promete nível menor de ruído.
O Novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.
O sistema de iluminação dimerizável traz diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou parado. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor.
A nova linha CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.
A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.
Assim como os caminhões Scania, o DAF conta com um assistente de performance do condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
Segurança
O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.
O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta.
O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas.
Nova linha CF – rodoviário
A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Motor, caixa e freio motor são os mesmos do modelo rígido e prometem os mesmos 15% de economia.
O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.
Tecnologia
Além do assistente de performance, verificador de bateira e pneus, também presentes na versão rígida, o CF rodoviário traz tecnologias da família XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Aquele que é uma espécie de piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.
Assim como na versão rígida, possui as opções de cabine Sleeper e Space e diferenciais de iluminação internos e externos.
Nova linha CF – off-road
A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária. O modelo conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.
O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.
O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo segurança e eficiência, além de prometer menor nível de ruído. O chassi foi reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.
A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. O escapamento pode ser adquirido na opção vertical.
O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus).
Conforto e segurança
A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.
O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos.
Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.
Pós-venda
A montadora fechou 2020 com 44 concessionárias no Brasil e pretende expandir esse número para 54 até o final de 2021, chegando a todas as regiões do País. Seguindo a tendência das demais montadoras, a DAF oferece vários pacotes de manutenção: Óleos e Filtros, Óleos e Filtros Plus, Preventivo e Pleno.
Adaptado de Assessoria DAF Caminhões
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
O PREÇO DO BITRUK COM BAU DE 11MT COM PINEL PRONTO
gostaria de saber se vai vim tb ao Brasil os caminhoes 3/4
QUAL O VALOR DO TRUCH 6X2 COMPLETO TETO ALTO ?
Boa noite valor bitruck
R$660,000 21/21 410cv