sexta-feira, novembro 22, 2024

Conheça os modelos da nova linha CF da DAF Caminhões

LançamentosConheça os modelos da nova linha CF da DAF Caminhões

A DAF Caminhões apresentou ao mercado a nova linha da família CF. Os caminhões vêm com versão rodoviária, off-road e ainda o rígido 8×2, estreia da marca na configuração. A nova linha traz itens de segurança e promete economia.

 

Um rígido com potência de carreta – CF 410 cavalos

A estreia da DAF nos caminhões rígidos é uma das grandes novidades. E se antes a montadora só disponibilizava veículos de alta potência, nada mudou. A nova linha CF traz o bitruck 8×2 410 cavalos. Nas demais montadoras, essa categoria de veículo não costuma passar dos 330cv.

A marca acredita que o transportador brasileiro já está preparado para essa configuração, que permite uma velocidade média maior, podendo trazer melhora na produtividade do transporte.

CF rígido é a grande novidade da Nova linha CF

Motor e caixa

O motor é o PACCAR MX11, fabricado em Ponta Grossa, no Paraná. Tem 10,8 litros e seis cilindros, potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm. Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel, 15%, segundo a montadora. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Promete troca de marchas de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Por ser mais leve, apesar de robusta, contribui para a economia de combustível.

 

Suspensão e entre eixos

O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e entre eixos de 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

 

Conforto

O freio motor PACCAR MX, traz 460 cv de potência na frenagem. Conta com três estágios e promete nível menor de ruído.

O Novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

O sistema de iluminação dimerizável traz diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou parado. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor.

A nova linha CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.

Assim como os caminhões Scania, o DAF conta com um assistente de performance do condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

 

Segurança

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas.

 

Nova linha CF – rodoviário

Modelo 6x2 rodoviário da nova linha CF

A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Motor, caixa e freio motor são os mesmos do modelo rígido e prometem os mesmos 15% de economia.

O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.

 

Tecnologia

Além do assistente de performance, verificador de bateira e pneus, também presentes na versão rígida, o CF rodoviário traz tecnologias da família XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Aquele que é uma espécie de piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

Assim como na versão rígida, possui as opções de cabine Sleeper e Space e diferenciais de iluminação internos e externos.

 

Nova linha CF – off-road

modelo off road da nova linha CF

A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária. O modelo conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo segurança e eficiência, além de prometer menor nível de ruído. O chassi foi reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. O escapamento pode ser adquirido na opção vertical.

O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus).

 

Conforto e segurança

A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.

O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos.

Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.

 

Pós-venda

A montadora fechou 2020 com 44 concessionárias no Brasil e pretende expandir esse número para 54 até o final de 2021, chegando a todas as regiões do País. Seguindo a tendência das demais montadoras, a DAF oferece vários pacotes de manutenção: Óleos e Filtros, Óleos e Filtros Plus, Preventivo e Pleno.

 

Adaptado de Assessoria DAF Caminhões

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados