Cummins ingressa no controle de pressão dos pneus

NotíciasCummins ingressa no controle de pressão dos pneus
A Cummins anunciou que vai comercializar a partir de 2025, no mercado brasileiro, uma tecnologia de controle de pressão de pneus. Com isso, é possível dizer que a Cummins ingressa no controle de pressão dos pneus.

Cummins ingressa no controle de pressão dos pneus

Chamada de Meritor CalibrAR, a solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para carretas.
 
“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS. 

Como funciona a tecnologia em carretas?

A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo.

“O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.  
 
 
O sistema mantém a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos.  
 
Apito para avisar quando a ponta do eixo esquenta
 
Outra inovação é o alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo.
 
O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação.
 
Quando ocorre superaquecimento, um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível é emitido.  
 
O dispositivo traz vantagens para o custo, já que o sistema mantém a pressão certa dos compostos, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção. 
 
Os freios já eram usados como apoio da calibragem
 

O sistema de calibragem de pneus por meio de ar comprimido existe há décadas, sendo amplamente utilizado desde o início da produção em massa de veículos no século 20, com o desenvolvimento de sistemas de pneus infláveis.

Por outro lado, os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS – Tire Pressure Monitoring System), que alertam automaticamente o motorista sobre a pressão inadequada dos pneus, foram introduzidos em meados de 1980 nos automóveis, se popularizando no início dos anos 2000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados