O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promoveu na última segunda, 26, uma reunião para discutir a inclusão de cursos à distância (EaD ou Ensino à Distância) para motoristas.
Leia também: Resolução que traz fim do simulador é suspensa no RS
O objetivo do encontro, realizado no Ministério da Infraestrutura, foi ouvir, dos participantes, considerações sobre o tema que possam contribuir para a criação de procedimentos para a homologação de instituições que pretendam atuar na oferta desses cursos à distância.
Francisco Brandão, coordenador-geral de Educação para o Trânsito do Denatran, explicou que esse foi o primeiro encontro de uma série de reuniões consultivas que serão realizadas ao longo do processo para que sejam alinhados todos os entendimentos em volta dos cursos EaD.
“Nós pretendemos deixar as coisas mais transparentes possíveis para todos os envolvidos. A ideia é colher considerações da sociedade e de instituições particulares interessadas em oferecer os cursos e, a partir daí, construirmos um instrumento que possa de fato proporcionar essas capacitações”, explicou.
Brandão destacou ainda que um dos objetivos da reunião foi promover o debate sobre a garantia da qualidade de ensino, da confiabilidade dos processos e da redução de custos, tanto para os empresários que irão oferecer o curso quanto para os interessados na capacitação.
Próximos passos
Segundo o diretor do Denatran, Jerry Dias, após colher considerações da sociedade e de instituições particulares interessadas em oferecer os cursos, o órgão definirá as regras para a homologação das empresas.
Além de representantes de instituições interessadas em ofertar os cursos, também participaram da reunião servidores e colaboradores da Pasta. Empresas interessadas ainda podem, até o dia 3 de agosto, mandar suas considerações por meio do e-mail cget@infraestrutura.gov.br.
Adaptado de Estradas