A DAF Caminhões está entrando em sua segunda década no Brasil. A montadora aproveita o bom momento, já que em uma década conseguiu chegar a marca de 10% de participação de mercado, para apresentar novos modelos vocacionais, novo motor para a linha rodoviária e solução elétrica, com zero emissão, para operações urbanas. As novidades estão sendo apresentadas na Fenatran 2024.
Nova linha de modelos DAF vocacionais
Para aumentar seu portfolio e oferecer mais opções de caminhões semipesados, a DAF entra com novos modelos vocacionais, focados em construção, mineração e florestal, com modelos rígidos.
Construção
O CF Construção é o modelo direcionado ao setor, mas também poderá ser usado para atender o segmento agro. O veículo vem com motor PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, transmissão EcoMid 9S1510 TO manual de 9 velocidades e transmissão automatizada de 10 velocidades como opcional.
O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab. Vem ainda com tração 6×4, PBT de 28,1T e o CMT de 42T. Entre os tipos de aplicações possíveis estão: basculante, plataforma e bomba de concreto para construção; no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.
O CF Construção é equipado com eixos Meritor MT-160 de simples redução, com relações de 5,38:1 ou 6,43:1. A suspensão traseira é reforçada, com capacidade para até 21 toneladas. O modelo foi projetado para atender básculas de até 12m³.
Mineração
Já o CF Mineração vem para ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Também com modelo único de cabine, conta com motor PACCAR
MX-13 de 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv.
A transmissão é a TraXon 12-TX2621 TD automatizada de 12 velocidades, com Intarder de frenagem combinada de até 1.170cv, de série, para maior segurança. O modelo terá duas versões: 6×4 com PBT (Peso Bruto Total) de 48T, e 8×4 com PBT de 58T – ambas com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150T.
O sistema de suspensão do CF Mineração conta com lâminas dianteiras para 10 toneladas por eixo e suspensão traseira parabólica para 38 toneladas.
O tanque de combustível é de plástico de 390 litros, mas feito de material resistente, e com saída de escapamento vertical foi projetada para melhorar o desempenho e reduzir emissões de poluentes.
O modelo é equipado com eixos Meritor MD-610 com redução nos cubos e cinco planetárias. Além disso, o sistema de admissão de ar com duplo ciclone promete mais pré-filtragem eficiente em ambientes com poeira intensa, enquanto o vidro traseiro otimiza a visibilidade, útil nos momentos de carga e descarga.
Florestal
Por fim, o CF Florestal, é destinado ao segmento madeireiro e também indicado para
aplicações nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. O modelo, rígido, permite configuração para Romeu e Julieta.
O CF Florestal conta com tração 6×4 e é equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades.
No caso do florestal são três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab, para diferentes aplicações, de rotas mais longas ou curtas. O CF Florestal tem PBT de 41T e CMT de 150T.
O eixo é o Meritor MT-610, com cubos redutores, quatro planetárias e relações de 4,55:1 ou 5,41:1. Os dois tanques também são de plásticos, de 390 litros cada, fabricados com material de alta durabilidade, oferecem longa autonomia
em operações prolongadas. O sistema de escapamento possui uma saída vertical padrão, com opção de saída lateral, adaptando-se às diferentes necessidades operacionais.
Além disso, a suspensão traseira trapezoidal tem capacidade para 32 toneladas. O engate tipo Boca-de-Lobo, acoplado a uma travessa traseira reforçada, promete durabilidade e força em reboques pesados.
Novo motor nos rodoviários
Saindo do fora de estrada e entrando no rodoviário, a DAF apresenta o CF Trator Rodoviário com o Novo Motor PACCAR PX-9, que chega em três versões de potência: 340cv, 360cv e 380cv.
Disponível nas configurações 4×2 e 6×2, o novo motor Euro 6 de 8.9 litros promete mais torque e desempenho superiores por meio de tecnologias avançadas, como novo sistema de admissão e exaustão, pós-tratamento atualizado e melhorias eletrônicas.
O PACCAR PX-9 promete eficiência e baixo custo operacional, esta última, característica geralmente apontada pelos clientes em relação aos produtos DAF.
O motor é acoplado à transmissão automatizada TraXon, para trocas de marchas
rápidas e suaves, com mais conforto e eficiência no consumo de combustível.
O novo motor ainda é 250kg mais leve, o que leva a menor consumo de combustível. O produto está em teste em diversos clientes.
Zero emissão e série especial
A montadora trouxe ainda para a Fenatran um trem de força com foco em zero emissões. O DAF elétrico tem 350 kw de potência, o que equivale a 480 cv. São 500 km de autonomia e 45 minutos de carga para ir de 0 a 80% de bateria. Carga total em 1h20.
A montadora afirma estar estudando e desenvolvendo outras tecnologias como veículos híbridos, células de hidrogênio, autônomo e biodiesel.
A holandesa ainda apresenta na feira uma série especial DAF XF Special Edition Fenatran 2024, uma edição limitada, exclusiva e personalizada do modelo XF 530 6×2, com suspensão pneumática. O caminhão conta com plotagem exclusiva, spoiler dianteiro, defletores de ar, saia lateral e rodas de alumínio personalizadas, com detalhes em “chrome delete” e paralamas pintados.
No interior, o foco é no conforto do motorista, com acabamentos em black piano, bancos de couro com design exclusivo, revestimentos com detalhes em capitonê, cafeteira, porta-bagagens multifuncional, teto com iluminação estilo céu estrelado, central multimídia com Apple CarPlay e televisão.
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Parabéns DAF caminhões que está conquistando o primeiro lugar no Brasil, América do Sul e no planeta terra
Excelente matéria, parabéns pelas informações das especificações técnicas, nós como autônomos de transportes pesados e fundamental…