quinta-feira, novembro 14, 2024

DAF foca em novos modelos vocacionais

LançamentosDAF foca em novos modelos vocacionais

A DAF Caminhões está entrando em sua segunda década no Brasil. A montadora aproveita o bom momento, já que em uma década conseguiu chegar a marca de 10% de participação de mercado, para apresentar novos modelos vocacionais, novo motor para a linha rodoviária e solução elétrica, com zero emissão, para operações urbanas. As novidades estão sendo apresentadas na Fenatran 2024.

Nova linha de modelos DAF vocacionais

Para aumentar seu portfolio e oferecer mais opções de caminhões semipesados, a DAF entra com novos modelos vocacionais, focados em construção, mineração e florestal, com modelos rígidos.

Construção

O CF Construção é o modelo direcionado ao setor, mas também poderá ser usado para atender o segmento agro. O veículo vem com motor PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, transmissão EcoMid 9S1510 TO manual de 9 velocidades e transmissão automatizada de 10 velocidades como opcional.

O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab. Vem ainda com tração 6×4, PBT de 28,1T e o CMT de 42T. Entre os tipos de aplicações possíveis estão: basculante, plataforma e bomba de concreto para construção; no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.

O CF Construção é equipado com eixos Meritor MT-160 de simples redução, com relações de 5,38:1 ou 6,43:1. A suspensão traseira é reforçada, com capacidade para até 21 toneladas. O modelo foi projetado para atender básculas de até 12m³.

Mineração

Já o CF Mineração vem para ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Também com modelo único de cabine, conta com motor PACCAR
MX-13 de 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv.

A transmissão é a TraXon 12-TX2621 TD automatizada de 12 velocidades, com Intarder de frenagem combinada de até 1.170cv, de série, para maior segurança. O modelo terá duas versões: 6×4 com PBT (Peso Bruto Total) de 48T, e 8×4 com PBT de 58T – ambas com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150T.

O sistema de suspensão do CF Mineração conta com lâminas dianteiras para 10 toneladas por eixo e suspensão traseira parabólica para 38 toneladas.

O tanque de combustível é de plástico de 390 litros, mas feito de material resistente, e com saída de escapamento vertical foi projetada para melhorar o desempenho e reduzir emissões de poluentes.

O modelo é equipado com eixos Meritor MD-610 com redução nos cubos e cinco planetárias. Além disso, o sistema de admissão de ar com duplo ciclone promete mais pré-filtragem eficiente em ambientes com poeira intensa, enquanto o vidro traseiro otimiza a visibilidade, útil nos momentos de carga e descarga.

Florestal

Por fim, o CF Florestal, é destinado ao segmento madeireiro e também indicado para
aplicações nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. O modelo, rígido, permite configuração para Romeu e Julieta.

O CF Florestal conta com tração 6×4 e é equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades.

No caso do florestal são três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab, para diferentes aplicações, de rotas mais longas ou curtas. O CF Florestal tem PBT de 41T e CMT de 150T.

O eixo é o Meritor MT-610, com cubos redutores, quatro planetárias e relações de 4,55:1 ou 5,41:1. Os dois tanques também são de plásticos, de 390 litros cada, fabricados com material de alta durabilidade, oferecem longa autonomia
em operações prolongadas. O sistema de escapamento possui uma saída vertical padrão, com opção de saída lateral, adaptando-se às diferentes necessidades operacionais.

Além disso, a suspensão traseira trapezoidal tem capacidade para 32 toneladas. O engate tipo Boca-de-Lobo, acoplado a uma travessa traseira reforçada, promete durabilidade e força em reboques pesados.

Novo motor nos rodoviários

Saindo do fora de estrada e entrando no rodoviário, a DAF apresenta o CF Trator Rodoviário com o Novo Motor PACCAR PX-9, que chega em três versões de potência: 340cv, 360cv e 380cv.

Disponível nas configurações 4×2 e 6×2, o novo motor Euro 6 de 8.9 litros promete mais torque e desempenho superiores por meio de tecnologias avançadas, como novo sistema de admissão e exaustão, pós-tratamento atualizado e melhorias eletrônicas.

O PACCAR PX-9 promete eficiência e baixo custo operacional, esta última, característica geralmente apontada pelos clientes em relação aos produtos DAF.

O motor é acoplado à transmissão automatizada TraXon, para trocas de marchas
rápidas e suaves, com mais conforto e eficiência no consumo de combustível. 

O novo motor ainda é 250kg mais leve, o que leva a menor consumo de combustível. O produto está em teste em diversos clientes.

Zero emissão e série especial

A montadora trouxe ainda para a Fenatran um trem de força com foco em zero emissões. O DAF elétrico tem 350 kw de potência, o que equivale a 480 cv. São 500 km de autonomia e 45 minutos de carga para ir de 0 a 80% de bateria. Carga total em 1h20. 

A montadora afirma estar estudando e desenvolvendo outras tecnologias como veículos híbridos, células de hidrogênio, autônomo e biodiesel.

A holandesa ainda apresenta na feira uma série especial DAF XF Special Edition Fenatran 2024, uma edição limitada, exclusiva e personalizada do modelo XF 530 6×2, com suspensão pneumática. O caminhão conta com plotagem exclusiva, spoiler dianteiro, defletores de ar, saia lateral e rodas de alumínio personalizadas, com detalhes em “chrome delete” e paralamas pintados.

No interior, o foco é no conforto do motorista, com acabamentos em black piano, bancos de couro com design exclusivo, revestimentos com detalhes em capitonê, cafeteira, porta-bagagens multifuncional, teto com iluminação estilo céu estrelado, central multimídia com Apple CarPlay e televisão.

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente matéria, parabéns pelas informações das especificações técnicas, nós como autônomos de transportes pesados e fundamental…

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