A DAF Caminhões Brasil acaba de anunciar no país o lançamento do novo XF. O projeto do novo caminhão iniciou em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda.
O design é idêntico ao modelo europeu, lançado primeiro. A versão brasileira vem adaptada para as estradas e o mercado daqui.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade”, explica Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
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A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro o novo XF, fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e completamente remodelado para atender ao mercado nacional. O destaque do modelo vai para o consumo de combustível, até 14% menor que a versão anterior.
Segundo a DAF, foram realizadas diversas adaptações na fábrica, com novos ferramentais, treinamentos, e segurança para garantir a saúde do quadro de colaboradores, em razão do atual momento de pandemia.
Novo XF
O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito. Existem dois tipos de motorização disponíveis: de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).
O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível, segundo a marca.
O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de tiro longo.
Já a transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades. Seu projeto tem papel importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, o que diminui o consumo.
O freio motor PACCAR MX ficou mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. Ele conta com três estágios, trabalhando com nível menor de ruído.
Tecnologia
O objetivo da DAF é trazer conforto e segurança ao motorista. Uma das tecnologias presentes no lançamento é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.
Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal.
O novo XF também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito.
O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado.
Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. Já Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
O caminhão também possui o Sistema de Aviso de Saída da Faixa, que alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
Cabine
São duas opções de cabine, a Space e a Super Space. De acordo com a DAF, a Super Space é a cabine mais espaçosa do mercado, com 2,10 metros de altura interna.
Com ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.
Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.
A DAF não divulgou os valores do novo caminhão.
Por Pietra Alcântara
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