A má qualidade da pavimentação de vias, além de trazer risco à segurança de quem trafega, traz complicações na rotina dos cidadãos. Veja este caso que aconteceu na última quinta-feira, 22, no Rio de Janeiro. Por causa do asfalto ruim no local, provas práticas de direção foram suspensas pelo Detran RJ.
Leia também: Acidentes fatais – o perigo das rodovias de má qualidade
O órgão decidiu transferir as provas agendadas para os bairros de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, e Boa Vista, em São Gonçalo. Segundo o Detran RJ, que falou ao O Dia, a medida foi tomada devido à péssima conservação do asfalto nas ruas das duas localidades e que fazem parte dos percursos dos exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em Sepetiba, o trajeto usado pelos alunos passava pelas ruas Sylvio Moutinho, Gabriel Militão Machado e João Cruz Costa, na praia da Brisa. No caso de São Gonçalo, o asfalto ruim fica na Rua Magalhães Bastos.
Segundo o Detran, os candidatos agendados para as provas nos dois locais não terão nenhum ônus com a mudança. Basta procurar a autoescola e escolher outro ponto de prova. O reagendamento será automático. Ainda de acordo com o órgão, os alunos que quiserem poderão aguardar o término das obras de recuperação do asfalto.
Resposta da prefeitura
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a Secretaria de Conservação iniciou, na última quarta-feira, o serviço de tapa-buraco em todas as vias que fazem parte do circuito das autoescolas em Sepetiba.
O recapeamento deverá ficar pronto na próxima semana. Já a prefeitura de São Gonçalo garantiu que encaminhará equipe para vistoriar e reparar o asfaltamento da rua utilizada nas provas.
Adaptado de O Dia