As festas de fim de ano se aproximam e com isso o mercado promete aquecer. Já neste mês, com o Dia das Crianças, a tendência é que o comércio faça com que o movimento do transporte de cargas se torne mais intenso em todo o país.
Leia também: Vendas de pesados caem de agosto para setembro, segundo Anfavea
O Dia das Crianças deve ter um crescimento de até 4% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP). Cerca de 37,5% dos lojistas acreditam em um aumento significativo, quando comparado a outras épocas do ano, como Dia dos Namorados com 2% e Dia das Mães com 3%, segundo outras pesquisas da entidade.
Segundo Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, o período afeta o mercado de transportes porque intensifica o movimento, tanto no volume de clientes vigentes quanto na procura do fechamento de novos negócios.
“Os riscos tendem a aumentar em valores, já que há uma concentração de cargas em um único veículo, como também na frequência de embarques, o que gera aumento na importância segurada”, explica.
Logística
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o Índice de Estoques (IE) do comércio paulistano teve queda de 1,7% em junho. Para não ocasionar em perdas de vendas e de clientes, a Federação recomenda que os empresários fiquem atentos à logística para que não faltem mercadorias.
“É um momento importante para o comércio e garantir a entrega da carga é fundamental para atender a demanda e alcançar a estimativa de vendas”, pontua Rose. “A atividade, no entanto, envolve riscos, e contratar um seguro é uma forma de minimizar os transtornos, além de manter as atividades da empresa com mais segurança”, enfatiza.
Por Pietra Alcântara