Já foi multado nos últimos 12 meses? A partir de agora tem que se preocupar menos com isso. Porém pode esquentar a cabeça com a falta de segurança, pois o Dnit deve desligar todos os radares de vias concessionadas do País, e isso provavelmente vai aumentar a quantidade de acidentes nessas rodovias.
Existem hoje quase 7 mil radares instalados pelas rodovias do Brasil. A manutenção desses radares é feita por empresas contratadas pelo Dnit. Porém, de acordo com o próprio Departamento, a verba destinada a isso garantida pela Lei Orçamentária Anual (LOA), de R$ 120 milhões, seria suficiente apenas para o primeiro semestre do ano.
Busca-se agora um crédito suplementar de R$ 74,6 milhões para custear os gatos até dezembro. Mas como nem isso é suficiente para manter tudo como está, o Dnit está desligando parte dos radares.
Serão 660 radares desligados. Todos, a princípio, em rodovias concedidas a iniciativa privada. O Dnit entende que as próprias concessionárias devem custear esse serviço, já que recebem via pedágio e está em seu escopo oferecer serviços ligados a segurança.
Seis meses sem radares
De fato as concessionárias vão assumir a manutenção dos radares. Porém o acordo era que isso seria feito apenas a partir de janeiro de 2017, já que as empresas precisam fazer estudos de viabilidade dos locais onde os radares serão colocados, dentre outros processos operacionais.
A própria ANTT deu o prazo de janeiro de 2017. Ou seja, se o Dnit realmente desligar todos esses radares agora e as concessionárias só passarem a operar os seus em 2017, serão seis meses sem radares. É motivo de alegria pra muita gente, mas a verdade é que os radares são muito efetivos na diminuição de acidentes. Ao desligar uma grande parte deles, a segurança da via e de seus usuários é colocada em risco. E vamos lembrar que estamos na Década de Ação pela Segurança no trânsito.
As informações e as fotos são do Hoje em Dia. Veja mais informações sobre o assunto clicando aqui.
Imagens: Wesley Rodrigues para o Hoje em Dia dnit
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Os radares são uma boa ferramenta de apoio nas rodovias para o controle de velocidade , mas na minha opinião eles devem ser bem sinalizados serem refletivos a noite com uma boa distância de visibilidade, pois ao ver um aparelho em funcionamento corretamente indicado na rodovia e sinalizado o condutor pensará duas vezes ao cometer a infração e receber a multa por excesso de velocidade.
É isso mesmo Marcos. Você está coberto de razão.