Os veículos autônomos já são realidade e o uso dessa tecnologia está cada vez mais perto de incorporar nosso dia a dia. Na Califórnia (EUA), por exemplo, carros já podem circular nas ruas. O Vera, anunciado nesta quarta-feira, 12, diz muito sobre o futuro autônomo e elétrico dos caminhões Volvo – um veículo sem cabine que promete revolucionar o segmento.
Vera é o veículo comercial da Volvo que cumpre a função de caminhão com aparência de carro. A Volto defende que a novidade, lançada na Europa, contribuirá para um para um transporte mais eficiente, seguro e limpo a longo prazo. O conceito é indicado para empresas que precisam de transporte contínuo entre centros de distribuição fixos.
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Por que é importante?
O crescimento da população mundial e o aumento da urbanização estão causando desafios significativos para a resolução de questões ambientais como congestionamentos, poluição e ruído excessivo. Essa demanda reflete diretamente no segmento de transporte rodoviário, que pede soluções inteligentes, econômicas e não poluentes – e é aí que entram as tecnologias autônomas e elétricas.
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Operações regulares e repetitivas
O Vera foi desenvolvido especialmente para operações de transporte regulares e repetitivas, caracterizadas por distâncias curtas, grandes volumes de mercadorias e alta precisão na entrega. O transporte entre centros logísticos é um exemplo típico desse tipo de operação, mas há também outros.
“Como usamos veículos autônomos que não emitem gases nem geram ruído, sua operação pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. A solução utiliza a infraestrutura rodoviária e as carretas/reboques já existentes, tornando mais fácil recuperar o investimento e possibilitando a integração com as operações atuais”, explica Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da Volvo Trucks.
Como funciona?
De acordo com a montadora, a operação funciona por meio dos veículos elétricos autônomos, que estão vinculados a um serviço de dados em nuvem e a uma central de controle de transportes. Os veículos são equipados com sistema capaz de localizar a posição da composição com precisão de centímetros, monitorar de forma detalhada o comportamento dos outros veículos da via e, em seguida, responder com precisão de direção.
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A central de controle de transportes monitora continuamente o andamento da operação, acompanhando a geolocalização do veículo, a energia da bateria, a carga transportada, requisitos de serviço e diversos outros parâmetros. Como em qualquer processo industrial, a velocidade e o andamento são adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a precisão da entrega.
Dessa forma, é possível minimizar o desperdício com estoques de mercadorias e aumentar a disponibilidade em todo o fluxo logístico. Os veículos que operam na mesma rota cooperam entre si para criar um fluxo otimizado.
Para o futuro autônomo e elétrico dos caminhões Volvo, a montadora espera aprimorar sua solução de transporte em parceria com clientes selecionados, que operam em aplicações compatíveis com a nova tecnologia.
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Autônomos no Brasil
Veículos autônomos não estão presentes somente na Europa. Recentemente, a Volvo fez no Brasil sua primeira entrega comercial do mundo de caminhões com tecnologia autônoma. Além disso, há veículos testando diferentes tipos de automação em operações reais como caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra). Há também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca.
Confira o vídeo institucional do lançamento, em inglês:
O Vera, lançamento ds Volvo, estará na IAA, feira que acontece em Hanover/Alemanha e é a mais importante no segmento de veículos comerciais da Europa. A IAA apresenta ao mundo as novidades das montadoras para o setor de transportes e o Pé na Estrada estará por lá para mostrar o que há de novo para o estradeiro.
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E ainda: IAA 2016 em Hannover na Alemanha
Por Pietra Alcântara com informações da Volvo Trucks