Daimler apresenta E-Fuso, caminhão 23 toneladas 100% elétrico

LançamentosDaimler apresenta E-Fuso, caminhão 23 toneladas 100% elétrico

Depois de apontar a eletrificação como caminho para o futuro na última IAA, a Fuso, marca pertencente ao grupo Daimler (o mesmo da Mercedes-Benz), apresentou na última semana no Japão o E-Fuso Vision One, um caminhão 23 toneladas 100% elétrico. A revelação foi feita durante o Tokyo Motor Show, quando a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) também anunciou que pretende eletrificar toda sua gama de caminhões e ônibus nos próximos anos. A empresa ainda anunciou a criação de uma marca só de veículos elétricos, a E-Fuso.

E-Fuso e suas características

Chamado no Japão de veículo pesado, o E-Fuso Vision One é um semipesado para nós. São 23 toneladas de PBT e 11 toneladas de capacidade de carga, 2 a menos que a versão diesel, que leva 13 t.

A bateria de até 300 quilowatts/hora pode garantir até 350 km de autonomia por recarga. Porém, a montadora não revelou quanto tempo leva uma recarga completa.

A Fuso acredita que, devido ao interesse do público, desenvolvimento de infraestrutura e mudanças na legislação, o veículo já pode estar nas vias em quatro anos em mercados maduros como Europa e Japão.

e-fuso caminhão 23 toneladas 100% elétrico
Conheça o e-Fuso, caminhão 23 toneladas 100% elétrico

E vale a pena?

Como ainda é um protótipo, a montadora não estimou os possíveis benefícios ao bolso do transportador, mas afirmou que seu caminhão elétrico leve, o eCanter, já em operação, tem um custo de operação menor que sua versão a diesel. São 1.000 euros (R$ 3.800,00) de economia a cada 10.000km rodados.

Aliás, o eCanter também ganhou versão nova, com tecnologia e baterias mais baratas. O veículo para 7,5t de carga tem autonomia entre 100 e 120km e, por enquanto, ainda tem uma produção pequena. No Japão é utilizado pelas lojas de conveniência da rede Seven-Eleven e nos EUA pela gigante de distribuição UPS.

caminhão 23 toneladas 100% elétrico
E-Fuso e e-Canter

Outros caminhões elétricos

As iniciativas elétricas estão aparecendo em todos os lados. Além de tudo apresentado na IAA 2016, a BYD já opera no Brasil com um caminhão de lixo elétrico. A Scania mostrou, ano passado, um estudo para estradas elétricas, que possibilitariam a chegada da eletrificação para o transporte de grandes distâncias. A Tesla também havia prometido apresentar seu caminhão elétrico esta semana, porém o lançamento foi adiado para novembro.

E você, acredita na eletrificação do segmento?

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados