O 11º Prêmio de Sustentabilidade foi entregue às empresas que se destacaram com projetos voltados à Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Quem promoveu a premiação, com três empresas vencedoras, foi o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp).
A iniciativa destaca projetos alinhados ao conjunto das 17 metas globais da ONU, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam um mundo mais justo e sustentável até 2030.
Projetos ganhadores que promovem mudança no TRC e no mundo
Ao todo, 50 projetos foram inscritos por 35 empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). As vencedoras desta edição foram Jomed Transportes, Ceslog – Cesari Logística e Tassi Transportes, esta última premiada em duas categorias.
Responsabilidade Ambiental
A Jomed Transportes, por exemplo, foi vencedora na categoria Responsabilidade Ambiental, com o projeto: Ponto de Abastecimento Interno com 100% de Biometano. Conhecido pelo Pé na Estrada, o projeto promoveu a descarbonização da frota, com a instalação de um ponto próprio de abastecimento. Os caminhões movidos a gás reduziram significativamente o consumo de combustíveis fósseis não renováveis, cerca de 308 mil litros. Desde a implementação, já foram utilizados mais de 324 mil m³ de biometano, resultando na diminuição de 717 toneladas de CO₂ emitidas.
Governança
Na categoria Governança, o projeto vencedor foi o Tassi Conecta, da Tassi Transportes, que também foi premiada em Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. A iniciativa estimula a criatividade dos colaboradores por meio de um canal híbrido — online e físico — que permite a apresentação de ideias, fortalecendo o senso de pertencimento. A ação registrou 22 ideias implementadas, com participação ativa e integrada, e redução de mais de R$ 80 mil em custos após apenas três meses de implantação.
Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho
Em Segurança Viária, a empresa se destacou com o projeto Tassi Protege+, que implanta medidas voltadas à segurança operacional e ao bem-estar dos motoristas. O programa promove comportamentos seguros no trânsito e o cuidado integral com os colaboradores, abordando saúde, bem-estar e direção defensiva. Os resultados são expressivos: redução de 50% no absenteísmo, 60% em incidentes sem lesão, 67% em acidentes com lesão e 70% em comportamentos inseguros.
“Desde a implantação junto aos motoristas, conseguimos perceber um maior engajamento com a segurança e com a própria saúde. Essa iniciativa trouxe reflexos muito positivos: melhora no clima organizacional, redução do turnover (rotatividade) e um forte sentimento de pertencimento entre os profissionais da estrada. Hoje, nossos motoristas se orgulham em participar do programa e buscam alcançar o mérito de Motorista Nota 10 — um reconhecimento merecido para quem faz da segurança um valor diário”, disse Samuel Calle, Gerente de SSMAQ e ESG da Tassi Transportes.
Responsabilidade Social
Por fim, em Responsabilidade Social, a grande vencedora foi a cidade de Cubatão, com o projeto Cubatão + Sustentável. A proposta da Ceslog – Cesari Logística, promove a inclusão e o desenvolvimento humano. A iniciativa é focada na revitalização da região do Polo Industrial de Cubatão, gerando avanços expressivos com aumento na segurança e valorização urbana local (plantio de 1.800 árvores), além da melhoria na fluidez eliminando congestionamentos, regularização de moradias e comércios irregulares, impactando 2.350 pessoas.
11 anos do Prêmio Sustentabilidade
Desde a sua criação, o Prêmio de Sustentabilidade já recebeu 493 projetos inscritos, reunindo 99 empresas de todo o país, consolidando-se como uma das principais iniciativas do setor em prol da agenda ESG.
Veja também: Gás Verde inova com caminhões movidos a biometano no transporte das empresas

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.