sexta-feira, outubro 18, 2024

Governo aprova o Combustível do Futuro

LegislaçãoGoverno aprova o Combustível do Futuro

Lei do Combustível do Futuro, projeto de lei 528/2020 é aprovada. Com isso, ela traz iniciativas que promovem a mobilidade sustentável. Mas, entenda o Combustível do Futuro.

Entenda que Combustível do Futuro é esse

Agora, depois da aprovação, a norma cria programas de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e do biodiesel.

O texto estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Portanto, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.

Veja mais: Governo entrega PL do Combustível do Futuro para reduzir emissões de…

Já o biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado um ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030.

Programas de incentivo ao “Combustível do Futuro”

  • Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV): a partir de 2027, os operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do uso do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). 
  • Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV): o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) fixará, a cada ano, a quantidade mínima, em volume, de diesel verde a ser adicionado ao diesel de origem fóssil. A meta entrará em vigor em janeiro de 2026, com valor inicial de 1% e não poderá ultrapassar 10%.
  • Captura de carbono: O marco regulatório prevê que o Brasil evite a emissão de 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) até 2037.

 

Lei do Combustível do Futuro

Entenda outras soluções visionárias em prol da mobilidade limpa:

Veja os cuidados que o caminhoneiro deve ter com o biodiesel

 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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