A Ford apresenta na Fenatran 2017 uma mostra das suas duas linhas de caminhões, Cargo e Série F, além de modelos vocacionais para diferentes tipos de aplicação, protótipos, um “show truck” e o Cargo Connect, o caminhão do futuro com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. Outra atração é o Boné Alerta, dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista para a prevenção de acidentes.
Assista a matéria e confira os destaques da Ford para a Fenatran 2017 – clique aqui.
Em seus 60 anos de produção do seu primeiro veículo com peças nacionais, a Ford apresenta o caminhão F-600, considerado um. Mas a história da marca no Brasil vai além: será a primeira montadora a completar cem anos de atuação no País, em 2019.
“Estamos mostrando na Fenatran nossa linha completa de caminhões, que são reconhecidos pela robustez, economia e tecnologia, e também exemplos de novas soluções alinhadas com a nossa visão de futuro como empresa automotiva e de mobilidade”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. O executivo destacou que o mercado de caminhões começa a se recuperar da maior recessão de sua história e é hora de focar em soluções para aumentar a produtividade dos clientes.
Cargo Connect
O Cargo Connect, presente no estande da marca na Fenatran, é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um Cargo 2429 8×2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.
Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
F-450 Super Duty “show truck”
O caminhão F-450 Super Duty, produzido nos EUA, é um exemplo da abrangência da tradicional Ford Série F, linha de veículos comerciais campeã de vendas na América do Norte e pioneira no Brasil. Como indica o nome em inglês, o veículo é destinado a serviço pesado, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar. Com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, que gera mais de 440 cavalos, tem capacidade de tração de mais de 14.700 kg. Seus recursos de segurança incluem sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam principalmente o engate de trailer. Também é equipado com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba. Na versão chassi-cabine, pode receber implementos como, por exemplo, guindaste para manutenção de redes elétricas.
Boné Alerta
O Boné Alerta, criado no Brasil, é um exemplo de inovação da Ford Caminhões com foco na segurança nas estradas e bem-estar dos caminhoneiros. Com aparência de um boné comum, ele tem recursos inteligentes que ajudam o caminhoneiro a dirigir com mais segurança, alertando aos primeiros sinais de sono no volante.
Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.
Por Pietra Alcântara