quinta-feira, novembro 21, 2024

Europa avança na eletrificação e inaugura pontos de recarga

NotíciasEuropa avança na eletrificação e inaugura pontos de recarga

A Espanha inaugurou recentemente o primeiro carregador ultra-potente para caminhões elétricos. Alimentado por energia 100% renovável, o ponto permite o motorista carregar até 80% da bateria do caminhão em meia hora. Logo, é possível dizer que Europa avança com eletrificação e inaugura pontos de recarga.

Europa avança na eletrificação e inaugura pontos de recarga

Ao contrário do conector Combo CCS, que inclui um conector tipo 2 para carregamento CA, o MCS foi projetado especificamente para caminhões e ônibus elétricos que exigem alta potência de carregamento, portanto não inclui carregamento CA.

O MCS tem formato triangular e foi projetado para suportar até 1.250 V e 3.000 A. Com essas especificações, o MCS poderia teoricamente fornecer até 3,75 MW de potência (3.750 kW), dez vezes mais que o CCS Combo padrão, que atinge até 350 kW com tensões de 800 amperes.

Europa avança com eletrificação e inaugura pontos de recarga
Europa avança com eletrificação e inaugura pontos de recarga

Com potência de até 1.440 kW, permite carregar as baterias de caminhões e ônibus elétricos de 10% a 80% em apenas 30 minutos, reduzindo os tempos de carregamento em 90% em relação aos carregadores CCS, ampliando a autonomia entre 300 e 400 quilômetros.

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O terminal inclui dois polos grandes, positivo e negativo, que se conectam diretamente à bateria, bem como uma conexão de aterramento. Possui ainda um pino de proximidade (PP) que atua como sinalização, evitando a partida do veículo enquanto conectado, e um pino de controle (CP) que fornece à estação de carga informações sobre o processo de carga.

Necessidade de eletrificar para atingir as metas de emissão

Pablo Pirles, diretor geral da Iberdrola, destacou que a eletrificação do transporte pesado é um desafio significativo que exige grandes investimentos e avanços tecnológicos. 

A União Europeia se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 dos veículos comerciais em 65% até 2035 e 90% até 2040 em comparação com os níveis de 2019.

Já a E.ON e a MAN Truck & Bus se uniram para a criação de cerca de 170 estações com aproximadamente 400 pontos públicos de carregamento de caminhões elétricos em toda a Europa.

MAN tem parceiro com subestações na Alemanha

Alexander Vlaskamp, ​​CEO da MAN Truck & Bus, estima que para que a transição para a mobilidade seja bem-sucedida, a Europa necessitará de aproximadamente 50.000 pontos de carregamento para veículos comerciais pesados ​​até 2030.

As estações de carregamento, que serão construídas em toda a rede de serviços MAN, permitirão também o carregamento público de veículos comerciais de outros fabricantes.

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Só na Alemanha, está prevista a construção de 125 estações, tornando-se a maior rede pública nacional de carregamento para veículos comerciais pesados ​​até à data.

Além disso, estão sendo estabelecidas estações na Áustria, Reino Unido, Dinamarca, Itália, Polônia, República Checa e Hungria.

Como é o projeto da MAN para eletrificar a Europa

As estações serão modulares. Inicialmente, cada estação terá vários pontos de carregamento de 400 kW, o que permitirá a um caminhão obter 300 km em cerca de 45 minutos. Em fases posteriores, as estações serão ampliadas com o padrão de carregamento rápido MCS.

As primeiras 80 estações da nova rede de carregamento serão instaladas antes do final de 2025. Estarão estrategicamente localizadas em pontos de serviço MAN selecionados, principalmente em áreas industriais com elevado tráfego e perto de autoestradas.

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O projeto das estações foi planejado especificamente para o carregamento de veículos comerciais elétricos, incluindo instalações de passagem para que caminhões e ônibus não precisem manobrar.

Os postos de carregamento serão separados dos centros de serviço MAN, com entradas e saídas independentes, garantindo o acesso do público independentemente da marca do veículo.

Por Rodrigo Samy, com informações da MAN Truck & Bus

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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