O ex-piloto de Fórmula Truck Antônio Carlos Martins Vieira, o ‘Tonhão’, é um dos presos pela Polícia Federal nesta semana em São Paulo, durante a Operação Transbordo. Apontado como um dos coordenadores de um esquema de roubo de cargas e caminhões, ele foi preso preventivamente na casa dele, no bairro do Tatuapé, Zona Leste da capital paulista.
Antônio Carlos está sob custódia da PF em SP.
Operação Transbordo
Ao menos 31 pessoas foram presas durante a operação em Alagoas e mais cinco estados. A ação cumpre 176 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. Segundo a PF, foram expedidos 66 mandados de prisão e 107 de busca e apreensão.
Veja também: A cada hora, um roubo de carga é registrado em SP
O esquema contava com a participação dos motoristas dos caminhões, que simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga, sendo que ao final o motorista comparecia em um órgão policial para realizar falsa comunicação de crime, segundo a Veja.
Estima-se que a organização criminosa tenha causado um prejuízo superior a R$ 8,6 milhões, só em relação a roubo de cargas e caminhões.
A operação ocorre em Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Segundo a PF, 4 pessoas foram presas em Alagoas. Em São Paulo, 7 pessoas foram presas e armas, veículos e dinheiro foram apreendidos.
Por Pietra Alcântara com informações do G1