O estande da Volvo na Fenatran 2017 possui pelo menos 11 caminhões da marca expostos, a começar por um dos primeiros modelos da marca, o Série 2, produzido em 1928. Para quem gosta de caminhão, é uma honra vê-lo novamente e lembrar o sucesso do modelo.
Assista a matéria sobre os destaques da Volvo na Fenatran 2017 – clique aqui.
Outro destaque é o Performance Edition, uma edição especial do FH, que comemora os 90 anos da Volvo Trucks. “É uma série limitada de veículos exclusivos, repletos de novas tecnologias e com uma configuração única para celebrar esta data e o melhor caminhão do mundo”, diz Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo no Brasil. A edição tem apenas 40 unidades e reúne tudo que a Volvo possui de mais inovador.
Eles serão oferecidos nas cores especiais azul e prata. Externamente, a cabine Globetrotter tem adesivos laterais ao longo de toda a porta e avançando nas carenagens, mostrando faixas em referência a bandeira da Suécia, país onde está situada a matriz mundial da Volvo. “É um FH personalizado, com muita tecnologia e um visual ainda mais moderno”, observa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.
Com a renomada caixa de câmbio I-Shift em sua última e avançada versão, o veículo está recheado de dispositivos, equipamentos e acessórios que o fazem único no mercado brasileiro: freios ABS, air bag, climatizador, central multimídia, computador de bordo, piloto automático, farol luz do dia, indicador de temperatura ambiente, prancheta para anotações, luzes de freio de emergência, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, pré-tensionador do cinto de segurança do motorista, refrigerador sob a cama e todos os itens da versão Top Class da linha F.
VM Autônomo
O novo VM Autônomo é o lançamento que traz os autônomos da Volvo para jogo no Brasil. Esse é o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil. O veículo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira. O caminhão autônomo, sozinho, elimina até 5% dessa perda.
O novo modelo foi desenvolvido e testado com grande sucesso nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Paraná. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisão de 2,5 centímetros, ele reduz as perdas a valores mínimos”, explica Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina.
Gestão de Combustível
A Volvo também lança a Gestão de Combustível, um serviço de consultoria remota de consumo de combustível para os caminhões da marca. Ele foi criado para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador. O serviço mantém o envio de relatórios customizados mensais, com recomendações para melhorar a condução do veículo.
A Volvo mantém ainda um canal de suporte receptivo para dúvidas de condução econômica e interpretação de relatórios do Dynafleet. A rede de concessionárias Volvo oferece treinamento e formação de motoristas. Com mais informações, o gestor se antecipa e faz mudanças na condução dos veículos e treinamentos com os motoristas. O sistema consegue verificar se os recursos do caminhão estão sendo utilizados total e adequadamente. Mostra, por exemplo, se o motorista antecipa a frenagem, o grau de utilização do modo automático da caixa de câmbio, a utilização do piloto automático e uma série de outros indicadores.
Nova Central Multimídia
O multimídia Volvo tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, que também pode ser operada pelos controles no volante, por comando de voz, ou pelo teclado no painel. Fazendo o pareamento do celular, o condutor pode atender um telefonema por meio de comando de voz, utilizando o sistema de áudio como viva-voz. O sistema tem vários aplicativos para entretenimento, como Spotify, Deezer e Tune in. Possui funcionalidades para o negócio do transporte, como a versão on-board do Dynafleet atualizada e o novo sistema de navegação, que informa condições de tráfego em tempo real.
Pacotes de segurança personalizados
Outro lançamento da Volvo, que sempre enfatiza a importância da segurança em suas máquinas, são os 5 pacotes de segurança oferecidos pela marca. “Esta nova configuração de dispositivos de segurança é mais um passo para nos mantermos à frente e garantirmos a possibilidade de o cliente customizar seu caminhão”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões.
O pacote número 1 abrange air bag e pré-tensionador do cinto de segurança do motorista e luz de freio de emergência. “As luzes de freio de emergência traseiras piscam intermitentemente quando o motorista é obrigado a fazer uma frenagem brusca. Elas são importantes para alertar os motoristas dos outros veículos que estão atrás do caminhão”, explica Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Chamado de “Estabilidade”, o pacote 2 inclui o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um sistema que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas e o freio anticanivete, uma exclusividade da Volvo. É um avançado dispositivo que promove micro frenagens na carreta, quando, por exemplo o veículo trafega por estradas de baixa aderência ou em descidas de serra. Ele deixa a composição esticada, diminuindo a possibilidade de ocorrência do efeito “L” entre o cavalo mecânico e o implemento. “É um sistema muito avançado, que pode evitar muitos acidentes e salvar vidas”, lembra Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Direção dinâmica
O pacote 5 é o “Direção dinâmica”, que oferece o VDS (Volvo Dynamic Steering). O VDS funciona por meio de um motor controlado eletricamente ajustado cerca de duas mil vezes por segundo, que cria uma direção de altíssima precisão. Ao dirigir em ré, por exemplo, o sistema proporciona excelente controle com o mínimo esforço. A baixas velocidades o VDS deixa a direção virtualmente sem esforço e melhora a manobrabilidade.
O dispositivo é muito prático para motoristas, especialmente em situações em que há necessidade de muito trabalho de direção como, por exemplo, manobras em ré em áreas apertadas ou em terreno acidentado. Ao dar a ré com um reboque, pequenas mudanças na direção podem fazer uma grande diferença na direção do veículo. O VDS ajuda o motorista a manter uma linha reta com um nível muito superior de controle.
Novo motor Volvo Penta
A Volvo Penta mostra na Fenatran seu novo motor TWD1645GE de 16 litros voltado para grupos geradores de energia, reforçando seu compromisso com este setor. Ele foi projetado para gerar até 10% a mais de potência que os modelos anteriores. “Com configurações de rotação ajustáveis, ele pode ser usado em qualquer lugar do mundo”, diz João Zarpelão, diretor de motores industriais da Volvo Penta South America.
O motor permite gerar mais energia por cilindrada em comparação com qualquer motor de 16 litros do mercado. O TWD1645GE gera até 800 kVA a 1.800 rpm (60 Hz) e até 770 kVA a 1.500 rpm (50 Hz). Ele pode, por exemplo, ser usado como fonte principal em construções, onde não há fornecimento de energia, ou em emergências em locais como hospitais, em caso de falhas do abastecimento regular.
O TWD1645GE apresenta a mesma base do restante da família de motores a diesel de 16 litros, o que facilita a instalação e a manutenção. Com novos recursos, garante baixo custo total de propriedade e grande economia de combustível. Além disso, o baixo nível de ruídos e vibrações proporciona uma operação suave.
Confira a cobertura completa da Fenatran 2017 aqui no site do Pé na Estrada, na nossa página do Facebook e também no canal Pé na Estrada no Youtube.
Por Pietra Alcântara