A Ford Motor Company está passando por uma reestruturação e, por isso, anuncia nesta terça-feira, 19, que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. Isso dignifica que, ao longo deste ano, a Ford Caminhões encerra operações no Brasil e nos outros países do continente.
A montadora deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques.
Leia também: Decisão marca a volta de caminhões bicudos na União Europeia
“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após meses de busca por outras alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e vendas da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem apresentar um caminho viável no ponto de vista lucrativo e sustentável para a Ford.
“Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, enfatiza Watters.
Outras medidas de reestruturação
Além do encerramento das atividades do segmento de caminhões no continente, a Ford também pretende reduzir mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região. Haverá também o encerramento da produção do Focus na Argentina.
Outro plano da marca é destacar e investir em seus pontos fortes, como a venda de SUVs e picapes. Eles pretendem fortalecer a linha destes produtos, já que a preferência tem crescido entre consumidores.
Por Pietra Alcântara com informações da Ford
[…] Veja também: Ford Caminhões encerra operações no Brasil […]
[…] fevereiro a marca anunciou o encerramento das atividades no segmento de caminhões na América do Sul e em outras partes do […]
[…] fevereiro o mercado aguarda o resultado da negociação entre a Ford Caminhões e a CAOA. Por enquanto, nenhuma novidade nesse assunto. Sem novidades, muitas casas da rede de […]
[…] em 2019, a Ford Caminhões anunciou que está encerrando as operações no Brasil e na América do Sul, descontinuando a produção dos veículos de carga por aqui, o que inclui o […]