Já o sistema “Spot Lightning” usa uma câmera infravermelha para detectar a presença de pedestres, ciclistas e animais na pista e alertar o motorista. Ele pode identificar até oito potenciais perigos e destacar duas prioridades máximas, por meio de faróis especiais e exibição na tela do painel.
Essas tecnologias estão sendo desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, Alemanha, e a expectativa é que estejam disponíveis no mercado em breve. Dados de segurança rodoviária mostram que há um aumento significativo da probabilidade de acidentes em estradas sem iluminação.
“Muitas pessoas que dirigem à noite já tiveram a experiência de reagir rapidamente a algo que surgiu de repente na pista. O sistema avançado de iluminação dianteira da Ford baseado em câmera e Spot Lighting ajuda a alertar o motorista sobre pessoas ou animais que possam representar perigo”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
O sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera pode usar o GPS para iluminar melhor as curvas e depressões da estrada. Quando o sinal de GPS não está disponível, a câmera de vídeo montada na base do espelho retrovisor identifica as marcações da pista para prever a direção das curvas e iluminar a área de forma mais eficiente. Nesse caso, a câmera armazena a informação no sistema de navegação e quando o motorista utiliza a mesma via novamente os faróis se adaptam à estrada automaticamente.
O chamado “Spot Lighting”, em fase de desenvolvimento, usa uma câmera infravermelha na grade dianteira para localizar e rastrear simultaneamente até oito pessoas ou animais grandes, incluindo cães de maior porte, a uma distância de até 120 metros. Ele destaca os dois perigos principais para o motorista, projetando luzes na estrada por meio de duas lâmpadas especiais de LED ao lado dos faróis de neblina. Os objetos também são mostrados na tela do painel, com uma moldura vermelha ou amarela dependendo da proximidade e do nível de perigo apresentado.
“A iluminação dianteira avançada baseada em câmera pode ajudar o motorista a viajar à noite em lugares desconhecidos e enxergar riscos inesperados. Nas rotatórias, por exemplo, ele ajuda o motorista a ver claramente as saídas e se há ciclistas e pedestres cruzando a estrada”, diz Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de Sistemas de Iluminação da Ford Europa. “E o Spot Lighting torna visíveis os potenciais perigos na estrada, seja um pedestre, um ciclista ou animal de grande porte.”
Veja o vídeo da nova tecnologia aqui.
Fonte: Divulgação
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Ford testa nova tecnologia de faróis que identifica pessoas e animais no escuro […]