A Foton, fabricante chinesa de caminhões, iniciou a comercialização do semileve Aumark S 315 AMT. O caminhão tem Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg e motor Cummins 2.5 de 150 cv.
Foton inicia venda de caminhão automatizado CNH B
Logo, o Foton Aumark S 315 AMT pode ser conduzido por motoristas com CNH B e tem como diferenciais a transmissão automatizada.
Com isso, ela controla a embreagem e as trocas de marcha automaticamente, sem intervenção direta do motorista, ou seja, sem necessidade do pedal de embreagem.
Vantagens do câmbio automatizado para CNH B
O sistema avalia fatores como rotação do motor e velocidade, selecionando a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível.
O caminhão está equipado com freios a disco nas rodas dianteiras e freios a tambor nas traseiras, além de sistemas avançados como ABS, ASR e ESC.
Já os outros itens são: sistema de assistência de partida em rampa, que impede o recuo do caminhão em subidas íngremes e aumenta o controle do condutor durante manobras.
Pacote extra como opcional tem pressão de pneus
O pacote extra inclui detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, retrovisor elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
O Aumark S 315 AMT estará disponível em duas versões. A primeira versão possui um comprimento total de 5.380 mm, largura dianteira máxima de 2.030 mm, altura de 2.240 mm, distância entre eixos de 2.800 mm e comprimento da plataforma de carga de 3.610 mm.
Duas versões e os valores sugeridos
A outra tem 5.960 mm de comprimento, largura de 2.030 mm, altura de 2.240 mm e entre eixos de 3.360 mm, plataforma de 4.170 mm.
Em setembro, a Foton começou a vender no Brasil o Aumark S 315 MT, versão do veículo com transmissão manual de cinco marchas da ZF.
A versão manual tem preço sugerido de R$ 250 mil, já a automatizada de R$ 280 mil.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.