FPT tem motores para todos os bolsos e gostos, mas ainda não para o Brasil. Portanto, a mesma regra serve para o veículo da Iveco, feito em parceria com a Hyundai que puxou os holofotes da IAA.
Chamado de eMoovy, o caminhão urbano, totalmente elétrico a bateria, trabalha na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas.
FPT tem motores para todos os bolsos e gostos
Segundo a marca, ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos.
Para tanto, suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um automóvel.
Iveco eMoovy, um HR de luxo e elétrico que não vem para o Brasil
O eMoovy é produzido pela Hyundai, mas é personalizado e distribuído no mercado europeu pela Iveco. Porém, ainda não existe a previsão da comercialização no Brasil e nem de quem comandará a distribuição por aqui.
Para o Brasil também não vem a maioria das inovações apresentadas pela FPT Industrial na IAA 2024. Um dos destaques são os motores de combustão interna (ICE) e elétricos, perfeitamente alinhados com a abordagem multi-energética.
Todos elaborados para aplicações em veículos leves, médios e pesados, com soluções inovadoras de hidrogênio, hythane, gás natural, diesel e combustíveis renováveis.
Neste contexto a marca mostrou FPT motores para todos os gostos:
- -Cursor 9 H2 (Hidrogênio);
- -N67 Hytane (Gás Natural e hidrogênio);
- -XCursor 13 (Multicombustível);
No segmento ePowertrain, com fábrica em Turim (Itália), a FPT Industrial mostrou modelos de eixos de tração elétricos e um pacote de baterias. Veja as soluções:
- -EAX 200-R, para veículos comerciais de 3,5 a 11 toneladas e microônibus (até 11 toneladas de PBT);
- -EAX 375-R, para veículos de porte médio 4×2, 6×2 de até 29 toneladas de PBT e 6×4 pesados de até 49 toneladas de PBT;
- -EAX 840-R, primeiro eAxle HDT do mercado, projetado para veículos pesados;
- -EBS 37 EVO, novo pacote de baterias de 37 kWh para veículos comerciais leves e microônibus;
Ou seja, é possível dizer que a FPT Industrial, assim como outros players, está no caminho da descarbonização, mas sem um futuro certo para aportar no Brasil.
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Por Rodrigo Samy, como informações da Iveco e FPT Industrial
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.