Um dia depois de a Heineken anunciar que vai processar 25 mil toneladas de vidro anuais, em parceria com a Ambipar, empresa de solução ambiental, a Scania anunciou, na Fenatran 2024, que está colocando PET na grade dos caminhões.
PET começa a ser usada nas grades dos caminhões
Ou seja, a da Scania está reutilizando garrafas PET para construir a grade frontal dos caminhões produzidos em São Bernardo do Campo (SP).
Com isso, estima-se que sejam retiradas cerca de 1,5 milhão das garrafas PET, se considerada a produção de 30 mil veículos ao ano.
Qual os resultados da aplicação da PET?
Logo, cada item consome cinco quilos de insumos plásticos, uma mistura de policarbonato (PC) com polietileno tereftalato (PET), este amplamente empregado pela indústria.
Ou seja, o PET corresponde a 20% da composição da peça, antes fornecido em estado virgem por produtores norte-americanos.
Agora, o produto será trocado pelo PET e reprocessado por fornecedores instalados no Brasil.
Todavia, um quilo de plástico das grades frontais dos caminhões Scania passará a ser de plástico reciclado, os outros quatro quilos continuarão sendo de policarbonato de procedência virgem.
Veja que para um quilo de PET reciclado, em média, são utilizadas 50 garrafas PET.
Como funciona todo o processo?
A empresa fornecedora adquire o PET reprocessado de uma recicladora brasileira, que por sua vez compra garrafas dos postos de coleta.
Depois disso, por meio de tecnologia, o plástico e recuperado para retornar a cadeia produtiva.
Qualidade e segurança. Como fica?
Já, as peças passam por vários testes de impacto, fluidez, envelhecimento, aderência da pintura, entre outros. Tudo é homologado e aprovado pela matriz da Scania, na Suécia.
Por ora, somente a fábrica no Brasil está utilizando a nova composição, mas existem perspectivas da tecnologia limpa ser adotada em fábricas da marca na Europa e na Ásia.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.