Em 17 de setembro, a Daimler Trucks fez o lançamento mundial do veículo-conceito GenH2 Truck, da Mercedes-Benz, na Alemanha. O caminhão marca o início da propulsão por célula de combustível, com uma tecnologia que usa o gás hidrogênio para produzir uma corrente elétrica que alimenta o motor.
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A montadora planeja começar testes do GenH2 Truck junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo promete se igualar ao de caminhões movidos a diesel.
O lançamento faz parte da estratégia para eletrificação de veículos, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias.
eActros LongHaul
A Daimler também apresentou, pela primeira vez, uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o eActros LongHaul da Mercedes-Benz.
O veículo foi projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia. A empresa planeja disponibilizar o eActros LongHaul para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.
A montadora dará início, no ano que vem, à produção em série de um caminhão pesado movido puramente por bateria. A autonomia desse eActros de série, com apenas uma carga de bateria, promete ultrapassar a do protótipo de aproximadamente 200 quilômetros.
A Daimler pretende fazer lançamentos futuros de veículos desse tipo para os mercados norte-americano, japonês e para a Europa. Até 2022, o portfólio do grupo para essas regiões deverá incluir veículos de produção em série com propulsão elétrica por bateria.
A empresa também tem a ambição de oferecer somente veículos novos que sejam livres de emissões de CO2 para operações de transporte (conceito “do tanque à roda”) na Europa, América do Norte e Japão até 2039.
Adaptado de Mercedes-Benz