O mundo está cheio de ideias mirabolantes e que, na prática, nunca acontecem. Diretamente da Rússia, o estúdio Art Lebedev criou um modelo elétrico, sem motorista e sem cabine, denominado de Gruzovikus. Olhando de perfil, trata-se de um semirreboque com perfil extremamente fino.
Gruzovikus propõe semirreboque autônomo
A tradução literal de Gruzovikus, do russo para o português, é caminhão. Com isso, o estúdio criou um caminhão elétrico e autônomo que transporta mercadorias de um ponto ao outro, otimizando ao máximo a cabine.
O resultado exigiu 43 dias de trabalho da equipe Art Lebedev que ganhou o título de um dos conceitos mais surpreendente.
Mas o Gruzovikus é uma ideia bem furada…
A ideia pretende mostrar que o futuro do transporte é elétrico e autônomo, porém o Pé na Estrada sabe que essa realidade está muito longe de acontecer. Uma vez que o caminhoneiro é fundamental para desenrolar e transitar pelas estradas brasileiras.
O caminhão é incrivelmente fino, a ponto de formar um L quando visto de lado. Não tem janelas nem portas, porque não precisa delas.
Controles por meio de telas no semirreboque autônomo
Possui apenas uma tela gigante de computador que abriga os sensores e câmeras e tudo que você precisa para tornar seguras as viagens de longa distância.
Por ser elétrico e autônomo, ele é extremamente eficiente e econômico de usar. Ao contrário dos caminhões atuais, este veículo pode circular sem interrupções, exceto quando são necessárias verificações de manutenção.
Quem se responsabiliza por eventuais acidentes?
Câmeras, sensores e radares registram a distância até objetos próximos enquanto o computador central ativa instantaneamente uma resposta às mudanças nas condições de tráfego.
Como não há cabine, o Gruzovikus pode transportar cargas mais pesadas, já que o reboque pode ser mais comprido.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.