O primeiro caminhão a hidrogênio da GWM está no Brasil fazendo teste. Ele chegou por meio da FTXT, subsidiária da GWM na China.
Portanto, Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, explica:
“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma
GWM testa caminhão a hidrogênio
Com isso, o veículo desembarcou em Santos (SP) e foi para Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações para rodar.
“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Eles trabalham em conjunto com a bateria para garantir mais desempenho, segurança e autonomia. Por isso, antes de entrar em operação, passam por validações específicas da bateria e, na sequência, pelos testes da célula a combustível — que utiliza hidrogênio como vetor energético. A reação com o oxigênio gera eletricidade e, como subproduto, apenas água (H₂O)”, explica Lopes.
Caminhão a hidrogênio será testado na USP
Logo, o caminhão tem uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade.
O sistema também permite, por exemplo, a recuperação de energia em desacelerações e frenagens.
Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados em parceria com universidades brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP).
Ou seja, ela já conta com infraestrutura para abastecimento a partir do etanol, tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir hidrogênio.
“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.
China usa caminhão igual ao do Brasil
Por fim, mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas este é o primeiro modelo a operar em território brasileiro, o que permitirá verificar o desempenho em climas e topografias diversas, além de identificar oportunidades de melhoria.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.