Nesta semana, a Ipiranga apresentou a Ipimax, sua nova linha de combustíveis aditivados composta por gasolina, etanol e diesel. Focando em mais modernidade, a distribuidora também revelou uma renovação da identidade visual da marca, do logo e dos postos. O Posto Pilar do Tietê, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, foi escolhido para oferecer a nova experiência aos consumidores em primeira mão.
A linha Ipimax
Além da mudança da estrutura física, oferta de novos serviços e produtos com foco na jornada dos clientes, a Ipiranga apresenta uma importante etapa da materialização dessa evolução: a linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, ampliando o portfólio de combustíveis da empresa.
Após realizar uma pesquisa com clientes de todo o país, a distribuidora identificou que qualidade e rendimento foram os atributos mais valorizados pelos consumidores que frequentemente procuram por combustíveis aditivados.
Visando um maior aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos, a Ipiranga foi até Londres nos laboratórios da Innospec, empresa química de aditivos. Especificamente para o etanol, o parceiro da Ipiranga para a nova formulação de aditivos foi a BASF.
Por cerca de um ano, foram realizados mais de 1.000 testes em laboratório, simulando ações do cotidiano do consumidor: pilotos profissionais testaram os novos combustíveis Ipimax por mais de 300 horas em diferentes cenários, como pistas esburacadas, estradas de terra, asfalto e pedra.
O resultado foi a reformulação do pacote dos aditivos do portfólio de combustíveis aditivados da Ipiranga, com quatro produtos no portfólio para o consumidor final: Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina.
Rendimento do Ipimax
De acordo com o Ipiranga e a Innospec, na gasolina os aditivos Ipimax apresentaram um rendimento superior a 4% no comparativo com a gasolina original (sem aditivos). Por exemplo, em uma situação hipotética, em média, um tanque de gasolina original (50 litros) permite um rendimento de 450km. Já, em média, 1 tanque de gasolina Ipimax permite um rendimento de 468km. Ou seja: com 1 tanque de Ipimax, é possível rodar mais 18km.
Para o etanol, o pacote de aditivos foi completamente renovado, garantindo um rendimento de cerca de 6% se comparado com o etanol original.
Já em relação ao Diesel, foram atingidos 3% de rendimento na comparação com o diesel comum. Segundo a distribuidora, isso ocorre porque o motor opera na melhor condição possível de eficiência, aliado ao efeito de “detergentes” dentro do motor, promovendo a limpeza e evitando o acúmulo de sujidades, elevando a performance.
“A família Ipimax foi desenvolvida com foco em rendimento e qualidade. A gente aprendeu com o consumidor o quanto era importante para eles esses dois atributos numa pesquisa com mais de 600 consumidores de todo o Brasil e a diferença dessa linha é que de fato a gente trabalhou com dois parceiros, onde conseguimos trabalhar nas formulações e comprovar os percentuais de rendimento.” Afirma a vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Bárbara Miranda.
A distribuidora ainda afirma que, dado seu rendimento, os combustíveis da linha Ipimax podem possibilitar uma menor emissão de poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo rodaria mais quilômetros na comparação com os combustíveis originais.
Mudanças na Identidade
Depois de apresentar a nova linha Ipimax, seu novo propósito (abastecer a vida em movimento) e modificar a identidade visual de seus negócios, a renovação dos postos agora já é uma realidade.
O visual é marcado pelas cores da marca. O Amarelo predomina na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. Já o Azul indica todos os produtos à venda, enquanto o Laranja sinaliza as áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”, como parklets, onde as pessoas poderão utilizar os espaços para momentos de descanso, estacionamento para bicicletas e bebedouros convencionais e, até mesmo, espaço para pets. O novo posto também possui pisos para sinalizar o espaço para pedestres.
Além disso, a ideia da empresa é também oferecer uma experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, abastece-aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, favorecendo uma maior integração e personalização do atendimento, tornando a experiência mais ágil e conectada. No novo modelo de posto, a marca Ipiranga passa a ser o centro de todas as evidências e pontos de contato com o público.
“Nosso objetivo é um só: ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. A virada de marca dos postos será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas e alinhadas com aspectos ESG da Ipiranga. Trabalhamos para desenvolver soluções inovadoras que promovem o negócio dos nossos revendedores, além de ampliar nossa relação com os consumidores para além do abastecimento no posto”, destaca Bárbara.
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Por Daniel Santana com informações do Ipiranga e da FSB Assessoria