Como parte do pacote de novidades dos modelos 2017 nos segmentos leve, médio, vocacional e pesado (clique em cada segmento para ver os lançamentos), a Iveco traz novidades principalmente no motor das famílias Stralis e Hi-Way. A mudança nos modelos Stralis 440 e Hi-Way 440 e 480 vieram de uma pesquisa feita com motorista e frotistas, para identificar as principais necessidades do segmento. Com as respostas, a montadora recalibrou seu motor, que veio com mais torque.
A ideia é que o motorista perceba que o caminhão chega mais rápido a faixa pretendida, sem ter que pisar tanto no acelerador. Pisando menos, cai o consumo de combustível. Mas a mudança de torque precisa ser acompanhada de outras, para suportar a nova capacidade, por isso os motores ganham também nova turbina, o novo coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.
Anteriormente o modelo 440 cv tinha torque de 2100 Nm, enquanto a nova versão possui 2250 Nm. O modelo 480 cv, que antes tinha torque de 2250 Nm, possui agora torque de 2400 Nm na versão exclusiva para o Hi-Way. Com as mudanças, a montadora afirma que há uma queda de até 4% no consumo de diesel e, também, até 6% no consumo de Arla32.
Além do motor o Hi-Way teve mudanças na cabine, que agora conta com um modelo “cabine média”. O objetivo é alcançar uma opção econômica porém com conforto para quem faz trechos rodoviários.
Pós-venda
Os modelos Stralis contam ainda com a revisão com preço fixo aos 40, 80 e 120 mil quilômetros. Ou seja, na teoria o motorista não teria surpresas a cada revisão, pois já saberá de ante mão quanto pagará em cada etapa.
A montadora também está investindo no remanufaturado para reposição de peças, falando da importância de comprar produtos de qualidade na hora da manutenção. Ela lançará em maio suas embreagens remanufaturadas, que atendem a linha Stralis.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.