quarta-feira, janeiro 15, 2025

Leilões atingem R$ 111 bi e marcam maior série de concessões

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Leilões atingem R$ 111 bi e marcam a maior série de concessões do Brasil. Logo, o país realizou o maior ciclo de leilões rodoviários da história entre 2023 e 2024.

Leilões atingem R$ 111 bi e marcam recorde

Ou seja, desde o início de 2023, os leilões receberam cerca de 23 propostas, de 15 diferentes grupos. 

Entres eles estiveram empresas, consórcios e fundos de investimentos. Do total, 14 deles foram novos entrantes, que não atuavam ainda no setor de infraestrutura de transportes.

A expectativa é realizar mais 15 leilões em 2025, concedendo mais de 4.300 quilômetros de rodovias.

Leilões têm a maior série de concessões

Foi criada uma nova política de outorga para alavancar as disputas. Com isso, ela ajustou a modelagem dos contratos e promoveu maior disputa.

Além disso, o modelo permitiu o menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários.

Leilões continuam em alta e têm maior série de concessões

O modelo prevê ainda que o recurso anteriormente exigido como contrapartida para a União seja integralmente aplicado na execução das obras.

Outro avanço é a Portaria Nº 622/2024, que estabelece diretrizes de alocação de, no mínimo, 1% da receita bruta de contratos de concessões de rodoviárias federais para infraestrutura sustentável.

Otimização dos contratos dos leilões com maior série

Outro instrumento importante para acelerar obras e ampliar investimentos é o Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias do Governo Federal.

Instituído pela Portaria nº 848, de 25 de agosto de 2023, o programa permite a retomada imediata da execução de obras em concessões que estão com os contratos “estressados”, com obras paralisadas e obrigações suspensas.

Entenda o Programa de Otimização de Contratos de Concessão

Trata-se de contratos que são ou seriam alvos de relicitação. Com a assinatura dos termos aditivos, as concessionárias se comprometem a iniciar obras imediatamente e ainda renunciam a todos os processos judiciais, administrativos e arbitrais existentes.

De acordo com estimativas, o programa deve resultar em 1,5 mil quilômetros de rodovias duplicadas, sendo 436,9 quilômetros entre 2024 e 2026.

Também estão previstos mais 849,5 quilômetros de faixas adicionais – 209,6 quilômetros no ciclo até 2026.

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