quinta-feira, novembro 21, 2024

Maio Amarelo: 45% dos desvios cometidos são de mão fora do volante

NotíciasMaio Amarelo: 45% dos desvios cometidos são de mão fora do volante

O Maio Amarelo é uma ação internacional de conscientização para a segurança no trânsito. A campanha foi criada para alertar sobre os altos índices de acidentes.

Durante o Maio Amarelo, são realizadas diversas atividades de conscientização como palestras, campanhas, distribuição de materiais informativos e ações de fiscalização.

Conforme os levantamentos da nstech, empresa de software e de gestão de frota, em 16% do tempo de uma viagem, motoristas cometem ao menos um desvio crítico na condução.

O estudo também diz que 45% dos desvios cometidos por caminhoneiros são de mão fora do volante e que 44% dos casos são para manusear bebidas ou alimentos.

Desvios de conduta no volante podem acarretar um número ainda maior de acidentes fatais: de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022, o Brasil é terceiro maior número de mortes no trânsito.

O Observatório Nacional de Segurança Viária levantou que em 2021, cerca de R$ 52 bilhões foram perdidos em decorrência das 32 mil mortes e 230 mil pessoas com sequelas graves, inclusive com invalidez permanente.

Segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o número de acidentes registrados em rodovias aumentou 14,6% em 2023.

Paz no trânsito começa por você

O tema da campanha do Maio Amarelo em 2024 é: “Paz no trânsito começa por você”. No Brasil, o Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, lidera essa iniciativa, convidando a sociedade a refletir sobre a paz e como nossas atitudes podem impactar o comportamento no trânsito.

Paulo Guimarães, CEO do Observatório, destaca que é importante unir forças em prol do objetivo comum de promover a conscientização e disseminar o conhecimento necessário para reduzir as lesões e mortes no trânsito.

O Centro de Prevenção de Acidentes (CEPA), empresa que desenvolve programas especializados no controle e na gestão de riscos de trânsito, está organizando um evento em prol do Maio Amarelo.

Entre as atividades do evento estão:

– óculos que simula confusão visual própria da alcoolemia;
– Interativo prático do tempo de reação em manobras emergências;
– Etilômetro virtual: cálculo do tempo de metabolização do álcool no organismo.
– Aulas práticas de manobras emergenciais, frenagem, desvio, slalom;
– Volta completa na pista principal.

Com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil enfrenta um dos maiores desafios relacionados ao trânsito, com um alto número de mortes e custos associados a acidentes.

Outro movimento em prol do período vem da Motz, transportadora digital. Entre os manifestos estão almoços e cafés da manhã e palestras exclusivas do SEST SENAT para discutir sobre a segurança nas estradas.

Além disso, a empresa também irá realizar mutirões para averiguar a saúde dos caminhoneiros, que inclui testes de pressão, glicemia e reforços de vacinas.

“É extremamente importante a participação desses profissionais na economia do país. Por isso, precisamos valorizar o bem-estar desses trabalhadores, cuidando assim de quem já atua pelas estradas e incentivando as novas gerações a seguirem a carreira”, reforça André Pimenta, CEO da Motz.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o país tem cerca de 4,39 milhões de CNH para veículos pesados, das quais 97,19% são de motoristas homens. Mais recentemente de Acidentes de Trânsito no Transporte de Cargas: Estatísticas e Prevenção, desenvolvido pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), homens na faixa etária de 36 a 50 anos são os que mais sofrem acidentes (90,2%), dados que reforçam o desinteresse dos mais jovens.

Recentemente o Pé na Estrada fez duas matérias envolvendo situações de acidentes de trânsito. Uma delas fala sobre a volta do SPVAT e a outra sobre as penalizações de manusear o celular ao dirigir. Saiba as diferenças.

Senatran lança Ferramenta para prevenir acidentes, o Antecipa
Imagem: PNE

Por Rodrigo Samy

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados