Mercedes-Benz lança o eArocs 400 na Alemanha, a primeira versão elétrica à bateria do Arocs, caminhão extrapesado voltado para o setor da construção civil.
É a estreia mundial na Bauma 2025, maior evento global de máquinas para construção e mineração que acontece em Munique, na Alemanha.
Mercedes-Benz lança o eArocs 400 na Alemanha
O eArocs 400 parece ser uma solução inovadora por usar tecnologias livres de emissões e operar de forma silenciosa.
O veículo estará disponível em versões de 32 e 41 toneladas, com tração 8×4 e quatro opções de entre-eixos. As configurações são betoneira e basculante.
A produção será limitada a uma série inicial de 150 unidades por ano para mercados selecionados da União Europeia.
Mercedes começará a vender o eArocs 400 em 2026
O início das vendas está previsto para o primeiro trimestre de 2026 e as primeiras entregas para o terceiro trimestre.
Equipado com duas baterias de 414 kWh, tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP) e sistema elétrico de 800 volts, o eArocs 400 tem autonomia de até 200 km na versão betoneira e 240 km na versão basculante, sem necessidade de recarga intermediária.
A recarga de 20% a 80% leva cerca de 45 minutos com carregadores de até 400 kW via conector CCS2.
Veja o motor do Mercedes-Benz eArocs
O caminhão conta com motor central de 380 kW de potência contínua, transmissão de três marchas e eixos planetários herdados do Arocs a diesel.
Durante a Bauma 2025, a Mercedes-Benz expõe versões do eArocs 400 equipadas com betoneiras da Liebherr e da Zoomlion (CIFA), ambas com acionamento elétrico.
As soluções incluem capacidade de até 10 m³ e PBT de 44 toneladas, com acionamento direto a partir da bateria do caminhão.
O eArocs 400 chega ao mercado como alternativa para operações na construção civil, mantendo a robustez e a versatilidade do Arocs tradicional, agora com propulsão elétrica.
Outra novidade da marca é o Canter, nas versões elétricas e a diesel, adaptados para a construção civil.
Atualmente, 85% das versões disponíveis na Europa do Canter já contam com alternativa 100% elétrica. A marca também aproveitou para anunciar a chegada do HVO.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.