Já imaginou levar uma multa e descobrir que ela está registrada há mais de um ano? Foi exatamente isso que aconteceu com o motorista Pedro de Castro, e outros que também já nos relataram esse tipo de problema. O que fazer quando, mesmo depois de pagar o que deve, você ainda possui uma multa no histórico por mais de um ano?
Leia também: Operação investiga instalação ilegal do quarto eixo
A multa do motorista estava datada em 23/05/2019 e os pontos ainda constam no site. Considerando que:
- Era o próprio titular do veículo que dirigia no momento da multa e não era necessária a indicação de condutor;
- Ambas as multas foram pagas no prazo, inclusive para aproveitamento do desconto.
Mas por que isso acontece?
Resposta do Detran SP
Enviamos a questão para o Detran SP, que nos respondeu informando que “todos os prazos estão suspensos durante a pandemia”, de acordo com a Resolução 782 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que, por este motivo, os processos não estão sendo instaurados.
O órgão ainda completou: “Quando a situação for normalizada, o sistema vai retomar os processos e se o condutor não tiver 20 pontos ou mais não terá nenhum prejuízo ao seu direito de dirigir. As multas sairão da certidão e serão baixadas”.
Portanto, segundo o Detran SP, o motorista que se encontrar nesta situação deve aguardar a situação ser normalizada. Segundo a resolução, os prazos de recurso de multa e outros processos estão “interrompidos por tempo indeterminado”.
Por Pietra Alcântara
Eu tenho uma multa de horario de restrição da marginal Tietê que não deveria ter eu entrei dentro do horário permitido e antes de sair da marginal fui multado não paguei essa multa e ela ainda costa no sistema liguei reclamando diseram que realmente não poderia ter cido multado mais tinha que pagar a multa foi em 2017 so querem lucrar