Aqui no Pé na Estrada nem é preciso falar muito sobre esse mito, mas para quem não o conhece é sempre bom explicar. O Mercedes-Benz L-1113 é um dos caminhões mais icônicos e duráveis já produzidos no Brasil. Conhecido como muriçoca, ele foi fabricado nos anos 1960 e se tornou um símbolo de robustez e confiabilidade. Era equipado com um OM-352 de seis cilindros em linha, de 5,7 litros, de 130 cv.
Não é Fake News: muriçoca dos anos 60 ainda é fabricado
Apesar de ser um velhinho de respeito, recentemente o L-1113 começou a aparecer nas redes sociais dos amantes do modelo, noticiando que o projeto de 1959 estava de volta como zero-quilômetro.
Saiba mais: Caminhão VW Constellation 33.260 reforça linha de vocacionais
Pois é, é verdade, não é Fake News, o muriçoca dos anos 1960 é fabricado no Irã por uma empresa que tem a autorização de replicar a “obra de arte”.
Chamada de Khodro Diesel, a companhia iraniana faz uma versão com tração 4×2 e outra 6×4. Mas apesar de toda tecnologia disponível atualmente, os ‘novos velhos’ L-1113 mantiveram o desenho redondo, a cabine bicuda, entre outras coisas.
Internamente, ganharam algumas quirelas como o painel de instrumentos redesenhado, freios ABS, direção hidráulica, rádio com USB e aquecedor de cabine.
Internamente, ganharam algumas quirelas como o painel de instrumentos redesenhado, freios ABS, direção hidráulica, rádio com USB e aquecedor de cabine.
O motor atual que está dentro das normas, Euro 4, é de 11,6 litros, com seis cilindros. Trata-se do OM-355LA turbodiesel de injeção direta de 280 cv e 980 Nm.
Saiba também: Veja quem ganhou o leilão de uma das rodovias mais perigosas…
O câmbio é de seis marchas manual ou automático de 16 marchas. Os caminhões da Mercedes-Benz, especialmente os modelos L-1111 e L-1113, marcaram a história do transporte de carga no Brasil.
O L-1111, por exemplo, foi produzido de 1964 a 1970. Já o L-1113 foi produzido entre 1970 até 1987. Estima-se que tenham sido vendidos mais de 240 mil modelos ao longo dos anos.
Homenagens
O L-1111, teve seu espaço no estande da Mercedes na Fenatran, em 2017. Em homenagem a esse caminhão, a montadora lançou a edição especial do Actros, na cor verde, com somente 21 unidades
O Actros Série Especial, uma edição limitada e exclusiva inspirada nos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970.
Os transportadores e, especialmente, os motoristas eram apaixonados por esses caminhões. Por isso, o Actros retrô é uma homenagem aos clientes que iniciaram sua trajetória com o L-1111 ou o L-1113 e alcançaram grande sucesso, trilha que é seguida agora pelo moderno extrapesado e top de linha da marca no Brasil.
Por Rodrigo Samy, com reprodução e tradução da Khodro Diesel
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.