Os caminhões da nova geração Volvo, os modelos FH, FM e FMX, trazem novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança. Não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.
Leia também: Governo quer negociar vinda da Tesla ao Brasil
Nova interface para o motorista
A nova geração de caminhões Volvo apresentam painel novo, com interface de informações intuitiva, monitora todas as funções dos veículos.
Os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.
Melhorias na cabine
Segundo a montadora, o desenvolvimento das cabines da nova geração focam em melhorias na visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e segurança.
A cabine agora possui isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruído. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono para garantir a qualidade do ar em todas as condições.
O exterior das cabines também foi atualizado, com novos faróis e nova grade. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine.
O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância.
A nova geração dos modelos Volvo FM e Volvo FMX europeus tem uma cabine totalmente nova e maior. Seu volume chega a ter 1 metro cúbico (m³) a mais do que a anterior, com maior visibilidade é ainda melhor, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.
Evitando acidentes
A nova geração de caminhões Volvo possui recursos que evitam acidentes e aumentam a segurança, de acordo com a montadora. Veja algum deles:
- Ajuste Automático de Farol Alto – a função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente. Ao detectar esses fatores o sistema desativa alguns dos segmentos de LED do farol alto, evitando ofuscamento de outros motoristas.
- Piloto automático aprimorado – o piloto automático adaptativo é aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.
- Reconhecimento de placas – a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos.
- Câmera de ponto cego – uma nova câmera fornece visão lateral complementar. Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, um local que retrovisores não cobrem.
Motores
Dois tipos de motores são oferecidos na nova geração da Volvo:
Motor a gás GNL – em muitos países da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto climático muito menor.
O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição “do tanque à roda”).
Motor Diesel Euro 6 – na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas.
Adaptado de Volvo
sobre a nova geraçao da man quase ninguem noticiou so caminhoes e cia e blog do caminhoneiro sera porque
[…] promover lançamento da nova geração de caminhões, a Volvo fez um vídeo em que quatro veículos da nova linha são equilibrados. O vídeo foi feito […]