A nova travessia urbana na BR-050 em Catalão, no Sudeste de Goiás, foi entregue na última semana. A duplicação de 11,5 quilômetros da rodovia recebeu investimento de R$ 196 milhões da Ecovias Minas Goiás, concessionária responsável por 436,6 quilômetros da BR-050/GO. O trecho, por onde circulam cerca de 15 mil veículos por dia, passa a operar com maior capacidade.
Outras melhorias no trecho BR-050/GO
Além da duplicação, a intervenção inclui 12 quilômetros de vias marginais, cinco retornos em desnível, nove viadutos, uma passarela e dois novos acessos.

Catalão é um dos polos econômicos mais dinâmicos do estado, com PIB de R$ 9,9 bilhões, o quinto maior de Goiás. A cidade combina indústria, mineração, agropecuária e serviços, e se beneficia de sua posição estratégica entre grandes centros, como Goiânia, Triângulo Mineiro e Brasília.
Entre os fatores que reforçam sua economia está o Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC), situado às margens da BR-050. O polo concentra empresas nacionais e internacionais e se beneficia da proximidade com a rodovia e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – que interliga a região a importantes portos, como Santos–SP e Vitória–ES -, facilitando o escoamento de produção.
Ponte de Estreito, chega a 90% dos serviços concluídos
Falando em travessia, a tão esperada Ponte de Estreito, sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, entre Aguiarnópolis–TO e Estreito–MA, está com 90% dos serviços já executados. Com a conexão dos dois lados da travessia prestes a ocorrer, o DNIT está próximo de restabelecer a ligação entre Tocantins e Maranhão, assegurando a trafegabilidade da Região Norte com o restante do país.
A construção se deve a contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — nove dias após o colapso da ponte antiga — permitir o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras. O investimento do Governo Federal, chegou aproximadamente a R$ 171 milhões.
As equipes já iniciaram a colocação das juntas de dilatação, a instalação do guarda-corpo metálico e a continuidade das barreiras New Jersey (barreiras de concreto). As proteções em concreto são fundamentais para a segurança do tráfego. Na etapa final, serão realizados os serviços de pavimentação, sinalização e a prova de carga. A entrega está prevista para dezembro deste ano.
Veja também: Ponte de Xambioá é inaugurada sobre o Rio Araguaia na BR-153

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.