Nova York prevê transporte público 100% elétrico em 2040

ÔnibusNova York prevê transporte público 100% elétrico em 2040

Nova York prevê para 2040 o transporte público 100% elétrico. Ou seja, a cidade avança em sua meta de eletrificação do transporte público. 

Com isso, o primeiro passo é substituir toda a frota de táxis por veículos elétricos até 2030 e, posteriormente, de ônibus até 2040.

Nova York prevê transporte público 100% elétrico

A iniciativa inclui a compra recente de 265 novos ônibus elétricos, que se somarão aos 60 já em operação e aos 205 que chegarão até o fim de 2025.

Portanto, a cidade pretende atingir 1.420 ônibus elétricos até 2029 e, finalmente, 5.800 unidades em 2040.

Os novos veículos, do modelo Xcelsior CHARGE NG da New Flyer, possuem baterias de 525 kWh e um sistema regenerativo que recupera até 90% da energia durante as frenagens.

Além disso, serão recarregados por pantógrafos automatizados instalados nos terminais de ônibus, permitindo carregamento eficiente e rápido.

São Paulo tem cerca de 700 ônibus sustentáveis

Em janeiro de 2025, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de 100 ônibus elétricos. O investimento de R$ 213 milhões foi realizado por meio da SPTrans.

Com isso, a frota de ônibus elétricos da cidade chega a 428 unidades, além dos 201 trólebus já em operação, totalizando 629 veículos sustentáveis. 

Em 2023, empresas associadas à ABVE informaram ao governo que tinham capacidade para produzir 9.920 ônibus elétricos por ano.

Ônibus sustentáveis estão por toda a parte

Cinco empresas como: BYD, Eletra, Giaffone, Higer e Marcopolo, estão nessa cadeia produtiva. Além das que não estão na associação como Volvo e Scania. 

Apesar da preparação da indústria, os desafios na eletrificação não estão na capacidade de produção, mas sim na infraestrutura de recarga e no modelo de financiamento.

Portanto, a ABVE reforça sua disposição para colaborar com autoridades municipais e demais agentes do setor energético e de infraestrutura, buscando soluções ágeis para cumprir as metas de descarbonização do transporte público em São Paulo.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados