A Mercedes-Benz lançou o Accelo 1117 com um design para lá de inusitado e com algumas atualizações técnicas. É até possível dizer que o novo Accelo chega, na verdade, com cara de Actros.
Novo Accelo chega com cara de Actros
Para mostrar a novidade, a Mercedes convidou formadores de opinião, o Pé na Estrada e concessionários para apresentar, em uma área exclusiva, dentro da planta de São Bernardo do Campo (SP).
Para tanto, as vendas começam na Fenatran 2024 e as primeiras entregas em 2025. O valor, em comparação a versão anterior, deve variar de 3% a 5%, dependendo da versão.
Como transmissões há opções manuais e automatizadas, com destaque o sistema G90 PowerShift de 3ª geração. Ambas de seis velocidades. Já a cabina pode ser comprada na opção Curta ou Estendida.
Novo Accelo 1117 tem rosto do Actros alemão
“Quem ama o feio, bonito lhe parece”. No ditado popular, destaca-se a ideia de que uma pessoa que ama se interessa mais pelas características internas de alguém, e não só pela sua beleza.
Logo, se você gostou ou não do rostinho do Accelo, pode ir se acostumando, pois ele é quem vai ditar a regra.
Foi inspirado nos novos Actros L e eActros da Alemanha. Além disso, ele carrega uma pegada do clássico LP 321, assim como a grade dos modelos L 1113 e L 608.
Na dianteira há também menos peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resultando em menor peso e em menor demanda de itens de manutenção.
O conjunto óptico é em LED, oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas.
Médios de 11 toneladas de PBT
O novo Accelo chega com cara de Actros entregará mais capacidade de carga. Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, um ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga.
Com isso, é possível dizer que o 1117 marca a estreia da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.
Ajustes para levar mais toneladas de carga
Para levar mais carga, eixos e suspensões foram redesenhados. As molas dianteiras e traseiras estão mais espessas e ganharam 12% a mais de resistência.
Já o sistema de direção foi recalibrado, aumento de 15% na pressão de trabalho. Segundo a Mercedes, o raio de giro do modelo é de até 1,9 metro menor que seus concorrentes.
Isso proporciona mais agilidade nas manobras e na circulação em centros urbanos e locais estreitos.
Motor e novas transmissões manual e automatizada
O motor Mercedes-Benz OM 924 LA mantém um elevado nível de desempenho, 163 cv e 610 Nm. Esse propulsor é robusto e resistente, recalibrado pela fabricante, ele promete 3% de economia de combustível, dependo da aplicação, se comparado com o modelo anterior.
Equipamentos de série
O novo Accelo chega com cara de Actros vem equipado com sistemas como Top Brake, ABS, ASR, Controle Eletrônico de Estabilidade, Distribuição Eletrônica de Frenagem, Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência e Assistência de Partida em Rampa.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
O puma e mais bonito
Pensa num engenheiro que vai dançar caminhao feio lembra os fiat 80 kkkkk
Feio pra caramba
Isso é uma ofensa a 1113
E uma utilização ao acello
Tá inspirado no antigo
A Mercedes além de não melhorar o caminhão por dentro em nada é o mesmo desde o lançamento em 2003,ela conseguiu fazer com que ele ficasse horroroso, a concorrência agradece
Quem desenhou? Um aluno do infantil? Desenho feio demais ! Parece que aproveitaram restos da produção de caminhões pra montar isso.
A Mercedes não se preocupa em nenhum momento com espaço interno e conforto para os Motoristas.
Não melhorou em nada o espaço interno do caminhão conforto zero igual a linha dos 815 e 916.
POR ESSAS E OUTRAS QUE A MERCEDES CONTINUA PERDENDO PARA A VW EM VÁRIOS SEGMENTOS…