As tecnologias para monitoramento e gestão de frota nessa Fenatran encheram os olhos dos visitantes, além da Inteligência Artificial, a principal ferramenta desses recursos. A feira foi palco para os empresários mostrarem o que têm de melhor para facilitar a vida tanto do caminhoneiro como o do frotista.
O Pé na Estrada visitou o estande da Geotab e da Cobli à procura dessas novidades e viu que têm se investido muito nesse setor. Veja algumas das tecnologias que essas empresas levaram.
Geotab – Inovações em telemática e IA
A Geotab apresentou soluções tecnológicas que podem monitorar diversos aspectos dos veículos em tempo real, como comportamento de direção, estado da bateria e necessidades de manutenções por meio dos dados coletados pelo dispositivo de telemática GO9.
O sistema também fornece um relatório de reconstrução de colisões, com dados críticos sobre os incidentes, como, por exemplo: histórico de viagens, dados sobre direção do veículo, trocas de marcha, perfil de velocidade, acelerômetro e gráficos RPM.
Ao rever e analisar estes dados, é possível identificar precisamente os eventos da colisão, como a posição do veículo e o ponto de impacto em qualquer acidente da frota.
No estande, a companhia teve uma demonstração e painéis com diferentes dashboards. A ideia era mostrar na prática como sua plataforma pode otimizar a eficiência operacional e a segurança das frotas, ajudando os gestores a tomarem decisões mais rápidas e precisas com base em dados detalhados.
Entre as novidades da companhia, está o Geotab Ace. A ferramenta de IA generativa responde às dúvidas dos gestores de frota de forma simples e intuitiva. Essa nova solução, em fase de testes, promete revolucionar o setor, a automação e facilitar a gestão.
Pepsico e JBS são um dos clientes da marca
O avanço das tecnologias da Geotab tem demonstrado resultados. Um exemplo é o caso da PepsiCo na América Latina, onde as soluções da empresa ajudaram a alcançar 90% no Índice de Condução Segura (ICS), melhorando a segurança e a eficiência das operações.
Outro destaque é a parceria com a No Carbon, divisão da JBS, que com o auxílio da telemática da Geotab, deixou de emitir mais de 3 mil toneladas de CO₂ anualmente.
Sustentabilidade e redução de custos
Por meio de tecnologias avançadas, como Big Data e IA, as soluções da Geotab já ajudaram empresas como a Domino’s Pizza, nos Estados Unidos, e a Telefônica, na Espanha, a reduzirem seus custos operacionais e consumo de combustível em até 30% e 10%, respectivamente.
Cobli – Inovação em IA e IOT para prevenção de acidentes
A Cobli, empresa de tecnologia para a gestão de frotas e operações físicas, levou para a feira inovações em IA e IOT (Internet das Coisas), com foco na Cobli Cam Pro.
Por meio de uma experiência imersiva, o visitante poderia conhecer na prática como funciona a solução de videotelemetria que identifica automaticamente comportamentos de risco ao volante.
A nova geração da câmera detecta fadiga (bocejo e olhos fechados), uso de cigarro, celular e distração. Além disso, também são monitorados distância insegura do veículo da frente, excesso de velocidade e frenagens bruscas.
Cobli Cam Pro
A IA avançada para identificar fadiga, uso do celular e distrações emite alertas sonoros em tempo real na cabine. O sinal avisa o condutor sobre o perigo, o incentivando a ajustar sua conduta imediatamente.
Essa ação preventiva contribui para a segurança do motorista e dos demais usuários das vias. Além de alertar, a câmera de fadiga oferece aos gestores fácil acesso a evidências precisas em vídeo e dados para auditar sinistros e passar os feedbacks certos para proteger a frota.
Segundo a empresa, com a tecnologia é possível reduzir em até 70% os índices de acidentes. Os resultados são vistos cerca de 3 a 4 meses, após a implementação da ferramenta.
Na experiência com óculos de realidade virtual foi possível ver a Cobli Cam Pro em ação, como se estivessem na cabine do motorista.
ABC Cargas testou o dispositivo em sua frota
A ABC Cargas, uma das empresas transportadoras rodoviárias de carga da América do Sul, zerou acidentes em um dos trechos mais críticos de sua operação, onde a média de acidentes era de uma ocorrência a cada 21 dias.
Eles também levaram o Ranking de condução, uma ferramenta que auxilia os gestores de frota a monitorar e melhorar a segurança. O cálculo dos dados de comportamento de risco da empresa gera uma nota única para cada condutor.
O ranking leva em consideração, por exemplo, quanto tempo um condutor passou acima do limite de velocidade e a frequência que essas situações perigosas acontecem.
Os parâmetros desse cálculo podem ser ajustados para que a pontuação esteja em linha com a política de segurança, permitindo uma análise personalizada e precisa.
Diminuir custos, evitar acidentes e gerir melhor a frota
Tanto na Geotab, como na Cobli, as tecnologias irão funcionar diferentemente para cada tipo de aplicação ou cliente. Se a proposta do cliente for diminuir os números de acidentes, a Inteligência Artificial será voltada para este fim, como foi o caso da Cobli com a ABC Cargas.
Porém, poderá haver casos em que a empresa queira diminuir os custos de pneu e óleo diesel, os maiores gastos do frotista hoje em dia, também é possível usar ferramentas como essas.
Em todo caso, essas tecnologias são importantes para relatórios para o próprio uso da empresa. Como também, fazer programas de premiação de motorista ou correção, além de ter uma melhor cotação no seguro dos veículos e da carga.
Veja também: Conheça o Veículo Autônomo criado pela Randoncorp
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.