O atual ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já avisou que não haverá mais subsídio ao diesel, medida tomada na época da greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, como parte da negociação para o fim das paralisações. Com isso, a Petrobras anunciou o aumento do preço do diesel em 2,5% a partir deste mês.
O preço médio nacional de comercialização do combustível em suas refinarias e terminais passará a ser de R$ 1,8545 por litro, o que corresponde a cerca da metade do valor cobrado nos postos. Com o aumento, a tendência é que motoristas busquem soluções para economizar ao máximo o combustível. Confira as dicas do Canal Rural:
1. RESPEITE OS LIMITES DE PESO
Os caminhões são desenvolvidos para transportar determinada quantidade de toneladas. Qualquer coisa além disso traz dois resultados: maior consumo de combustível e aumento no risco à segurança de condutores e passageiros.
2. QUE 80 KM/H SEJA O LIMITE
Rodar a até 80 km/h faz com que a economia de combustível chegue a até 10%. Geralmente, os veículos são desenvolvidos para apresentar o melhor consumo numa faixa que vai de 40 km/h a 80 km/h. Acima dos 88 km/h, o consumo de diesel aumenta 1% a cada quilômetro mais rápido.
3. ESCOLHA BEM OS POSTOS
Como o objetivo é economizar, um ingrediente importante na hora de escolher o posto deve ser o preço do combustível, que apresenta grandes diferenças entre redes de distribuição. Mas esse não deve ser o único critério. Diesel barato, mas ruim, pode causar muito mais prejuízo.
E como saber se o combustível é bom? Uma dica é conversar com parceiros do trecho buscando indicações de postos ou pesquisar na Internet.
4. CALIBRE OS PNEUS
Essa medida simples é uma das mais eficazes na hora de economizar combustível. A economia pode chegar até 20%. Feita antes de cada viagem – ou ao menos uma vez por semana – a calibragem estica a vida útil dos pneus e aumenta a segurança na estrada.
5. CHEQUE PERIODICAMENTE O ALINHAMENTO
Desprezar esse item resulta em prejuízo dobrado. Primeiro porque eixos e rodas aumentam o consumo de combustível. Segundo porque reduz consideravelmente a vida útil dos pneus.
6. PLANEJE A ROTA
Antes de iniciar qualquer viagem, passe um tempo estudando o melhor caminho em aplicativos de rotas. Além de indicar o caminho mais rápido, eles ajudam a encontrar postos de combustíveis, polícia e outros usuários.
Outra pesquisa, um pouco mais trabalhosa, é procurar pelas estradas mais seguras e que registram menos acidentes. Mas, sabendo o caminho sugerido pelo aplicativo, é possível pesquisar tudo na internet.
7. TROQUE DE MARCHA NA HORA CERTA
Trocar de marcha no momento ideal evita acelerações desnecessárias ou a perda de velocidade. Ou seja, mais desempenho com um gasto menor de combustível.
8. TIRE PROVEITO DO VÁCUO
Andar a 70 metros de distância do caminhão à sua frente pode render até 5% de consumo de combustível. Melhor, a esta distância você não coloca em risco a s0egurança de ambos.
9. JAMAIS PRATIQUE A BANGUELA
Tem gente que associa descer com o caminhão desligado ou desengrenado, a famosa banguela, à economia de combustível. O correto é, quando entrar no declive, tirar o pé do acelerador e manter o caminhão engrenado. Desta forma, o veículo não gasta combustível e o condutor tem a vantagem de contar com freio-motor caso seja necessário.
10. CUIDADO COM ALTERAÇÕES NO CAMINHÃO
Às vezes, a vontade de dar um toque pessoal ao caminhão resulta em aumento de consumo de combustível. A chamada “customização” pode alterar a aptidão do veículo para executar suas tarefas. Para se ter uma ideia, uma simples troca de faróis pode provocar um aumento de até 2% no consumo de diesel.
Confira: CONHEÇA 5 MODIFICAÇÕES ILEGAIS PARA CAMINHÕES
Adaptado de Canal Rural