Depois de tanta especulação sobre o novo caminhão da Ford, a montadora apresentou oficialmente o novo modelo na IAA 2018. Trata-se do caminhão F-MAX, que será produzido na Turquia e ainda não tem previsão de chegada no Brasil.
Veja também: Eletromobilidade na IAA 2018 – confira os destaques das montadoras
A Ford garante com o lançamento mais tranquilidade para o motorista, graças à rigidez da cabina, menor ruído do motor e design de acabamento de absorção acústica, presentes no caminhão.
Conforto
Com uma cabina de 2,5 m de largura, juntamente com sua abordagem centrada no condutor, a marca garante que todas as funções sejam de fácil acesso. A sensação de espaço na cabina é fundamental. O F-MAX fornece isso com seu piso plano, com 2160 mm de altura do piso ao teto e 260 mm de ajuste do assento.
O F-MAX também oferece uma cama superior dobrável de 90 graus, uma estrutura de cabeça inclinada na cama inferior, colchões confortáveis e grandes, uma unidade de controle remoto na área da cama que fornece uma área ideal para os motoristas relaxarem ao fazer uma pausa.
Potência e Eficiência
O novo F-MAX possui motor com potência de frenagem de 500PS, 2500Nm e 400kW. Sua aerodinâmica, calibração do powertrain e recursos técnicos garantem bom desempenho em termos de consumo de combustível, segundo a Ford, com uma margem de 6% de melhoria em relação aos modelos anteriores.
Até 7% dos custos de manutenção e longos intervalos de manutenção reduzem o custo total de propriedade, segundo a marca. O motor Ecotorq da F-MAX promete desempenho máximo e consumo mínimo de combustível em qualquer condição de estrada. A transmissão automática de 12 velocidades ZF e os diferentes modos de condução, como o modo econômico e o modo de potência, ajudam a otimizar o consumo de combustível.
O novo F-MAX está também equipado com um turbocompressor de geometria variável, uma bomba de água e compressor com múltiplas velocidades de trabalho, potência de travagem do motor de 400 kW que atinge uma potência de travagem total de 1000 KW.
A Ford Trucks também oferece a tecnologia “ConnecTruck”, que possibilita monitoramento remoto do veículo usando um software de diagnóstico remoto.
Ford F-Vision
Outro lançamento da marca anunciado na feira é o protótipo de um caminhão autônomo de nível 4. O modelo conceitual revela a visão futura da Ford Trucks sobre eletrificação, acionamento autônomo e conectado, produtos leves e com emissões zero de carbono.
Segundo a Ford, o modelo traz preocupações que priorizam os seres humanos, tanto dentro da cabine quanto na estrada, bem como a carga que está sendo transportada, e visa constantemente se conectar com o ambiente e os usuários e se comunica.
Confira ainda: Volkswagen Caminhões e Ônibus faz sua primeira aparição oficial na Europa
E você, o que achou das novidades da Ford?
Por Pietra Alcântara