Com a crise, percebemos que as reclamações dos parceiros de trecho sobre falta de pagamento só aumentaram. Principalmente quanto ao saldo frete, que é o restante do frete que a transportadora paga ao estradeiro, geralmente quando a carga é entregue.
Esse foi o tema de uma dúvida trazida pela parceira Roberta Siqueira durante uma transmissão ao vivo no Facebook do Pé na Estrada.
Gostaria de saber como proceder caso o caminhoneiro não consiga receber o saldo frete das transportadoras. Existe algum lugar para denúncia?
Recomendamos que, primeiramente, você procure seu sindicato. É importante lembrar dos sindicatos nessas horas, afinal todo trabalhador paga o imposto sindical anualmente e o sindicato pode e deve ser um bom aliado para garantir os direitos dos trabalhadores.
Depois de recorrer ao sindicato, com sua ajuda, tente conversar com a transportadora e procurar resolver a falta de pagamento com medidas amigáveis, pois dessa forma você poderá ser pago de maneira mais rápida. Se possível, evite ações judiciais, pois levam muito mais tempo e custam caro.
Mas, se mesmo com as suas tentativas, você e a empresa não entrarem em acordo, é hora de entrar na justiça para exigir o pagamento. Você precisará entrar com uma denúncia para o Ministério do Trabalho. Uma ação judicial demora em torno de 2 anos para ser concluída, por isso só recorra a ela se realmente for necessário. Caso o valor cobrado seja até 20 salários mínimos, você pode ir sozinho ao Tribunal de Pequenas Causas. Se o valor for maior que 20 salários mínimos, você precisará de um advogado.
Denunciar dá resultado? Falamos sobre isso em uma matéria do Pé na Estrada – clique aqui para ler.
Evite problemas na hora do pagamento
Muitos problemas que acontecem entre transportador e caminhoneiro podem ser evitados na hora da assinatura do contrato. Fique ligado em algumas precauções que podem ser tomadas antes de aceitar a carga e se previna:
- Nunca assine um contrato sem lê-lo e exija sempre uma cópia para ficar com você;
- Sempre tenha em mãos comprovantes e documentos que comprovem o serviço prestado;
- Antes de aceitar uma carga, pesquise sobre a empresa e peça referências;
- Não faça contratos sozinho – peça ajuda;
- Cobre participação de seu sindicato e recorra à ele caso tenha alguma dúvida a respeito de seus direitos.
Assista também a matéria do Pé na Estrada sobre como evitar calote e fique esperto!
E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.
Por Pietra Alcântara
Tou com um complemento da transportadora pra entregar,e a transportadora ainda não pagou nem o adiantamento e preciso entregar as outras que fica em outro estado,mas o que tá me prendendo msm é que eu ligo e a transportadora não me atende nem watsap chega msg,sumiu é agora…
Boa tarde estou com uma carga vindo de Londrina pr para descarregar em São Paulo estou aqui desde quinta feira dia 14/10 eo contratante não me pagou nem o adiantamento que era de 50porcento ,e eu ligo pra ele passo mensagem ele não me responde nada o que eu devo fazer preciso de uma orientação
Boa tarde, Gilberto! Sou advogada e já fiz diversas ações de cobrança nesse sentido, inclusive com cobranças de diárias por tempo parado. Caso tenta interesse em ingressar com essa ação, me coloco à disposição para te ajudar. Segue meu contato (24) 99981-0888.
Olá boa tarde tô com uma devolução pra faser e receber o saúdo de frete junto com as diárias o q faser
Boa tarde, Robson! Sou advogada e já fiz diversas ações de cobrança nesse sentido, inclusive com cobranças de diárias por tempo parado. Caso tenta interesse em ingressar com essa ação, me coloco à disposição para te ajudar. Segue meu contato (24) 99981-0888.
Boa tarde, Gilberto! Sou advogada e já fiz diversas ações de cobrança nesse sentido, inclusive com cobranças de diárias por tempo parado. Caso tenta interesse em ingressar com essa ação, me coloco à disposição para te ajudar. Segue meu contato (24) 99981-0888.