A partir de 3 de fevereiro, terá início uma nova etapa das obras de reforma da Ponte do Fandango, localizada na BR-153/RS, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Para a execução completa dos serviços, será necessário o bloqueio total do tráfego sobre a ponte.
A retomada das obras foi viabilizada após a homologação do contrato com a empresa responsável pela operação da balsa, que garantirá a travessia do Rio Jacuí durante o período de interdição. O transporte por balsa será gratuito para a população, assegurando a mobilidade local até a conclusão das intervenções.
O que deve mudar na nova Ponte do Fandango
A obra integra o projeto de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A reforma contempla o reforço estrutural dos viadutos de acesso, com ampliação da capacidade de carga do trem-tipo de 24 toneladas para o trem-tipo 45, conforme a legislação vigente. Para a prevenção de enchentes, a estrutura da ponte será elevada em 3,14 metros.
A próxima etapa inclui a demolição dos viadutos de acesso, a reconstrução das novas estruturas, a elevação da estrutura metálica do vão central, a construção de uma passarela externa para pedestres — que permitirá o alargamento das faixas de rolamento — além da recuperação do pavimento e da sinalização.
Ponte contribui para o transporte de grãos
A ampliação da capacidade da Ponte do Fandango fortalece a logística regional, especialmente no transporte de grãos, insumos e produtos agrícolas. A estrutura liga as regiões Central e do Vale do Rio Pardo às regiões Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Além de servir como rota de acesso ao Porto de Rio Grande.
O segmento integra um importante corredor logístico, conectando a BR-290/RS a RS-287, rodovias que cruzam o Estado de leste a oeste. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a entrega da nova ponte vai reforçar a segurança, a capacidade e a resiliência da infraestrutura viária.
Aberta a Ponte Internacional da Integração entre Brasil e Paraguai
A Ponte Internacional da Integração, que liga Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, foi aberta ao tráfego. A estrutura conecta a cidade paranaense ao município paraguaio de Presidente Franco, tem 760 metros de extensão e contou com financiamento da Itaipu Binacional, em parceria entre o DNIT e o Governo do Paraná.
Nesta fase, estão em operação a ponte e a Rodovia Perimetral Leste, trecho de 14,7 quilômetros que liga a BR-277 à Ponte da Integração. Além da Aduana Brasil/Paraguai, estruturas que compõem o sistema viário necessário para o início do tráfego internacional.
As intervenções relacionadas à Aduana Brasil/Argentina e à pista que contorna a atual estrutura aduaneira argentina seguem em execução, conforme o cronograma do empreendimento.
Veja também: Nova ponte sobre o Rio Tocantins é entregue após desastre no ano passado

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.