Os Óculos antissono já podem salvar vida nas estradas. Isso mesmo, afinal, o modelo usa sensores infravermelhos para monitorar os movimentos oculares do motorista.
Além disso, o modelo pode emitir sinais sonoros e vibratórios na suspeita de fadiga do motorista.
Apesar de os veículos mais modernos contarem com detecção de sono, os óculos foi criado para caminhões mais antigos.
Óculos antissono já pode salvar vida nas estradas
Portanto, três alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) desenvolveram um dispositivo acessível.
Como o apresentado por Caleb Fabris, Henrique da Silva e Natalia Sá.
Como funciona a ideia dos alunos?
Logo, o ASR, como foi denominado, funciona com sensores detectam se o motorista está com os olhos fechados por mais de dois segundos.
Caso esteja, os óculos emitem um alerta imediato, evitando que ele adormeça ao volante.
Além de ser uma solução inovadora, o custo estimado de produção do protótipo é de apenas R$ 122, ou seja, tornando o dispositivo viável para adoção em larga escala pelo setor de transporte.
Graças ao seu impacto na segurança viária, o projeto foi selecionado como finalista da 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
A feira, que ocorre entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), reúne 300 projetos inovadores de estudantes do ensino básico e técnico.
Com uma proposta de baixo custo, fácil implementação e alto potencial de impacto, o Óculos Antissono pode despertar o interesse de fabricantes de equipamentos e de empresas do setor de transporte que buscam soluções eficazes para a prevenção de acidentes.
Por fim, pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia aponta que 86% dos motoristas já sentiram sono ao volante.
Você faz parte dessa estatística? Devido à carga horária intensa, muitos estradeiros ficam horas sem dormir, tendo apenas pequenos intervalos para descansar.
Ou seja, vale acompanhar de perto como está o teu sono!

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.