A oferta de fretes do agronegócio cresceu 84% no terceiro trimestre de 2020, na comparação com igual período do ano passado. Essa é a conclusão do Relatório do Setor de Transporte de Cargas do 3º Trimestre de 2020 da FreteBras.
Leia também: Transporte de passageiros é um dos setores com mais demissões
Os fertilizantes foram os mais transportados, enquanto o trigo teve o maior crescimento percentual. O produto foi responsável por 25% das ofertas de fretes desse segmento em 2020.
Para o diretor de operações da empresa, Bruno Hacad, “a soja e o milho também colaboraram com o setor, graças às safras recordes no ano e ao grande volume de exportação”.
Oferta de fretes em diferentes estados
São Paulo lidera o ranking de estados com maior oferta de fretes, com 25% de participação, impulsionado pelo transporte de máquinas e equipamentos, fertilizantes e alimentos, que cresceram 85%.
Em seguida, aparece Minas Gerais com 15%, dando destaque para o transporte de cimento, siderúrgicos e alimentos. Somados, esses itens registraram crescimento de mais de 99% na região na comparação entre o segundo e terceiro trimestre deste ano.
Ocupando a terceira posição, o Paraná teve 13% das ofertas de frete no país, com destaque para o transporte de milho, fertilizantes e alimentos que, juntos, tiveram o melhor desempenho na comparação entre os terceiros trimestres de 2020 e 2019, com mais de 99% de crescimento. Pernambuco aparece na décima posição, com apenas 2% das ofertas de frete.
Quando analisado o crescimento na oferta de fretes na comparação entre os terceiros trimestres de 2020 e 2019, São Paulo registra aumento de 95% no período. Em seguida, aparecem os estados de Minas Gerais (95,3%), Santa Catarina (106%) e Mato Grosso do Sul (96%).
Adaptado de FreteBras via Canal Rural