Ônibus elétricos já são realidade no Brasil e começarão a ser testados em algumas linhas do transporte público de Salvador, capital baiana, nesta terça-feira, 16. Os ônibus, que são 100% elétricos, são da montadora chinesa BYD e ficarão em testes durante 30 dias.
Você sabia? Parte da indústria automotiva faz pressão contra os veículos elétricos no Brasil
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) quer entender como o veículo se adapta às condições rotineiras do transporte e à geografia da capital baiana. Sendo assim, o teste dirá se, no futuro, a tecnologia dos veículos elétricos será usada para a operação do transporte neste e em outros modais, como o BRT.
O ônibus tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados. Não emite poluição e possui dois motores, um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv. Além disso, ele roda 250 km com a bateria completa. Para ser inteiramente recarregada, são necessárias 4 horas.
O carregamento é feito em uma central de abastecimento, que pode ficar nas garagens. O ônibus fica ligado à tomada durante todo o processo.
Com 100% de suspensão pneumática, o ônibus promete oferecer conforto aos passageiros, com sistema de ajoelhamento, com piso baixo e ausência de degraus. Com um botão, o ônibus é inclinado para o lado e uma prancha desliza ajudando o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Ouça o podcast: Caminhões elétricos no Brasil – quando chegam?
Adaptado de Correio 24 horas
Olá, como saber onde seu veículo está, como acompanhar
em tempo real? Consulte-nos.