Osmar Terra foi nomeado nesta quarta-feira, 28, como Ministro da Cidadania pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela assessoria do governo de transição. Osmar Terra é um nome conhecido dos caminhoneiros, uma vez que durante os períodos de greve – tanto neste ano como 2015 – ele se posicionou a favor das reivindicações dos motoristas.
A pasta, que será criada, responderá pela área social do governo federal e reunirá os ministérios do Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro afirmou que os atuais 29 ministérios seriam reduzidos para 15. Mais recentemente, afirmou que o número de pastas poderia chegar a 20.
Quem é Osmar Terra
Ex-deputado e ex-ministro do Desenvolvimento Social durante o governo Temer, Terra havia sido reeleito como deputado federal nas eleições deste ano. Médico com mestrado em Neurociência, o porto-alegrense é filiado desde 1986 ao partido MDB, já foi prefeito de Santa Rosa (1993-1996) e secretário de Saúde do Rio Grande do Sul.
Durante a tramitação da Medida Provisória 832, que estabeleceu uma tabela mínima de frete, Terra atuou como relator, se posicionando a favor do piso mínimo. Ele também incluiu no texto anistia aos caminhoneiros e às empresas transportadoras em relação às multas e sanções aplicadas durante a paralisação da categoria, medida vetada pelo presidência em exercício Michel Temer.
Ministro dos Transportes
Devido a afinidade com temas relacionados aos caminhoneiros, o nome de Osmar Terra poderia ser cotado para se tornar Ministro dos Transportes. Porém, nessa terça-feira, 27, Bolsonaro anunciou Tarcísio Gomes de Freitas, ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), como Ministro da Infraestrutura.
Segundo Tarcísio Freitas, a pasta de Infraestrutura ficará com a estrutura do atual Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Ele disse que pretende “intensificar” parcerias com o setor privado. A “recomendação” no ministério é “resolver problemas de logística” para gerar empregos. “Vamos intensificar as parcerias em rodovias, ferrovias e aeroportos, tal qual está sendo feito hoje. Isso vai ser intensificado. A ideia é trazer o setor privado para a área de infraestrutura”, declara.
Tarcísio Freitas é consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da Controladoria-Geral da União (CGU) e diretor-executivo e diretor-geral do Dnit.
É engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de transportes. As informações são do G1.
E você, o que pensa sobre os novos ministros da Cidadania e da Infraestrutura?
Com informações do Portal G1.