O estado do Pará decretou isolamento social obrigatório a partir do próximo domingo, 10. O chamado “lockdown”, medida que fecha comércios não essenciais e restringe a circulação de pessoas nas cidades, vale até o dia 17 de maio e pode ser prorrogado.
Leia também: Pedido de bloqueio de estradas da Baixada para turistas é negado
Atividades não essenciais em Belém e outros nove municípios paraenses estão totalmente suspensas a partir de hoje em caráter educativo, que dura até o próximo sábado, dia 9.
A partir do domingo, quem desobedecer as regras do bloqueio, estará sujeito a sanções que vão desde advertências a multas que podem chegar a R$50 mil, no caso de estabelecimentos.
Além de Belém, o isolamento social vale também para Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e Breves.
O decreto estadual determinando o lockdown foi publicado na terça-feira, 5, após serem identificados os municípios onde a incidência de casos confirmados pela covid-19 estava acima da média do Estado, que é de 51 por 100 mil habitantes. Nesses locais, a incidência é de 75 por 100 mil.
Supermercados, farmácias, feiras, bancos, lojas de material de construção e outros continuarão funcionando normalmente, mas apenas um membro de cada família pode ter acesso a esses locais.
Serviços de delivery e de transporte de cargas estão mantidos para garantir o abastecimento.
O transporte intermunicipal está suspenso, exceto para desempenho de atividade essencial ou tratamento de saúde. Nesses casos é necessário comprovação do serviço.
O uso de máscaras de proteção é obrigatório em toda situação fora de casa.
Adaptado de EBC